A Escola de Educação Infantil Dei Bambini foi inaugurada em dezembro de 2006, em Farroupilha-RS, por Claudia Maggioni e Fabiana Trois, que deixou a escola em 2013. O encantamento pelo método científico criado por Maria Montessori e pela filosofia de ensino baseada no respeito
às individualidades tornou a Dei Bambini realidade e uma referência na Serra Gaúcha.

Em 2017 a educação infantil Dei Bambini passou a atender também as crianças do Ensino Fundamental e Débora Cristina Dal Pizzol juntou-se à  Cláudia nesta missão. Ainda hoje as duas seguem se aprimorando e ampliando seus conhecimentos sobre educação e sobre o método Montessori. Falamos com Cláudia sobre isso. Confira!

´´O nascimento da criança gera grande expectativa e alegria para a família. Há uma grande preparação para recepcionar este novo integrante. O quarto, as roupinhas, os utensílios, as mudanças  na configuração da casa.

Quando chega uma criança, é comum os adultos prepararem espaços para abrigar com conforto este novo morador, porém, normalmente do ponto de vista do olhar do adulto.

Nas escolas não é diferente. O espaço é planejado do ponto de vista do adulto. Muitas vezes até se esmeram em fazer pinturas coloridas nas paredes, com seres que a criança nunca sequer viu na realidade: sol com sorriso, nuvem com olhos, sereias, fadas, tartarugas cor de rosa, dinossauros coloridos.

Olhar o mundo, do ponto de vista infantil é fundamental para criar espaços em casa e na escola que acolham o interesse de cada fase do desenvolvimento. O adulto pode ajoelhar-se no chão, ou deitar-se. Olhar em volta. É isto que a criança enxerga.

A casa e a escola podem ser preparadas para receber as crianças. Mesmo que não seja uma escola que adote montessori como prática pedagógica e filosófica, há modificações possíveis de serem realizadas e que demonstrarão às crianças que ali frequentam, o respeito que se tem por elas.

Criança não é um “projeto de gente”, um “ pingo de gente”, um “pedaço de gente””…. Alguém que VAI ser gente quando crescer. Criança, é o futuro da humanidade, nos dizia Maria Montessori.

Então, um espelho baixo, um espaço no móvel da cozinha com louça e lanchinhos possíveis de serem alcançados. Água de fácil acesso. Roupas em gavetas baixas, brinquedos dispostos em prateleiras ao alcance das mãos em pouca quantidade. Material de recorte, colagem, pintura, sob uma mesa adequada ao tamanho das perninhas dos pequenos.

Enfim, estas adequações demonstrarão à criança a preocupação e o respeito do adulto. Demonstrarão o quão atento estamos com seu desenvolvimento e principalmente, lhe tornarão independentes e confiantes em si mesmas.

Estes sentimentos de autoconfiança, responsabilidade e autonomia que acompanham o desenvolvimento, permanecem na vida adulta influenciando de forma positiva as escolhas.

A humanidade será muito melhor se prepararmos a criança para ser adultos confiantes, respeitosos, criativos e independentes.