Carioca e mãe de três filhos, Roberta Righetti tem 48 anos, metade deles dedicados à educação. Estudiosa do Método Montesori, ela hoje dirige uma das unidades da Aldeia Montessori, uma das mais tradicionais escolas montessorianas do Brasil. Confira!

´´Desde pequena, sempre quis ser professora e sempre tive o apoio do meu pai para a realização desse sonho. Meus estudos na área da educação começaram no Ensino Médio Normal, alguns anos depois, na graduação de Pedagogia, pós-graduação em Especialização na Educação Infantil e outra em Educação Especial e Inclusiva. Além disso, tenho especialização na educação de 0 a 3 anos pelo CEM Montessori do Chile e em Gestão Montessori pela AMI – Associação Montessori Internacional.

Sou uma estudiosa de Montessori e estou sempre procurando aprofundar meus estudos. Meu primeiro contato com o método foi através de uma querida amiga que informou que uma escola montessoriana no Méier, a Aldeia Montessori, estava precisando de professora. Me candidatei e fui conversar com a Márcia Righetti. Fui contratada e, assim, iniciou minha história com a Aldeia Montessori.

Dois anos depois, solicitei desligamento da escola e fui buscar novas possibilidades para trabalhar, mesmo jovem, em busca de algo que me interessasse. Mas a Aldeia não saia da minha cabeça. O ambiente, a liberdade que as crianças tinham para transitarem entre os espaços da escola. E o estar tão próximo das crianças me fazia muito falta.

Decidi entrar em contato com a Marcia Righetti, que prontamente me acolheu, ouvindo o meu desejo de retornar um dia para a sua escola. E, assim, aconteceu! Voltei para a Aldeia e, desde então, nunca mais saí. Hoje sou diretora da Unidade Méier.

O tempo foi passando e sempre fui buscando desafios, assumindo novas turmas… Depois que me tornei mãe, fiquei ainda mais sensível na relação com as crianças. Meu desejo era cada vez mais compreender como as crianças construíam o seu conhecimento, era me aprimorar, estudar, para que eu pudesse estar mais preparada para ajudá-las na conquista da sua autonomia e da construção do seu desenvolvimento. Busquei me especializar na educação de 0 a 3 anos, os anos de ouro segundo Dra. Maria Montessori. Os anos mais importantes da evolução humana.

Com Márcia Rihetti, na Aldeia Montessori

Hoje, a cada ano que passa, cresce em mim o desejo e a disposição para continuar no meu propósito em ajudar a criança em seu desenvolvimento, ajudar as famílias a entenderem seus filhos, ajudar o elemento da equipe a desenvolver o seu potencial, desta forma, servindo à evolução da humanidade.

Maria Montessori, em todo o seu brilhantismo e perspicácia, sendo uma cientista, postulou a necessidade dos seres humanos de conhecerem a sua história, de entenderem que os seres vivos e não vivos no planeta Terra são interdependentes. Que o desenvolvimento do ser humano, sua comunicação e seus movimentos são para que haja entendimento entre esses seres e para que possam conviver em harmonia, buscando a convivência pacífica e harmoniosa.

Nos dias atuais, sofremos as consequências da falta de cuidado com o planeta, vemos interesses individuais e não coletivos, vemos líderes que não pensam nem nos cuidados locais, nem com as consequências globais dos seus descuidos, vemos egoísmo, injustiças, guerras, crianças que morrem atingidas pelas guerras, extinção de animais… Será que caminhamos para a extinção dos seres humanos?

Com a filha, Mariana Righetti, de 21 anos

Há uma necessidade gritante de entendimento entre os povos, da busca pela a PAZ! Objetivo da educação a serviço da VIDA! O papel das escolas Montessori neste trabalho é importante, é preciso contribuir para a formação do cidadão do mundo, viver a Educação Cósmica, legado de Maria Montessori!

“Peço as queridas crianças, que tudo podem , que se unam a mim na construção da Paz nos corações dos homens e na humanidade!” Maria Montessori deixou esse desejo registrado na lápide de seu túmulo na Holanda. E a nós educadores montessorianos cabe levá-lo às crianças e ajudá-las a concretizá -lo! ´´