Jieli Brito, 35 anos, é mestra em Educação e mora em Vitória da Conquista-BA. Conheceu o Método Montessori quando se preparava para a maternidade. Se apaixonou de tal forma pela filosofia que logo que teve a oportunidade decidiu empreender e criou o Educa No Caminho, um contra turno escolar com base nas ideias de Maria Montessori. Confira!

´´Nasci em uma pequena cidade do interior da Bahia, sem recursos financeiros, mas cercada por pessoas que transmitiram princípios e valores que me trouxeram até aqui! Desde cedo aprendi a amar a Deus sobre todas as coisas e fazê-lo conhecido, sendo sempre grata por toda e qualquer situação.

Também aprendi que estudar era bom e importante e os livros sempre foram minha companhia. Sempre me dediquei ao trabalho, não importa qual fosse a minha função. Trabalhando com crianças e através da maternidade descobri que essa era a rota que queria seguir: fazer a diferença na vida de crianças e suas famílias.

Hoje sou diretora do Educa no Caminho, empresa da área de educação que presta serviço de contraturno escolar (empreender e). Atuo como gestora e também com o ensino utilizando o Método Montessori.

Sou Mestra em Educação pela Universidade do Estado da Bahia e estou concluindo minha formação internacional no Método Montessori pelo CEMSP/MACTE.

Alcanço famílias através do meu serviço facilitando a vida de mães que buscam um lugar seguro, com respaldo científico e que acolham suas crianças com carinho enquanto desenvolvem suas atividades do dia-a-dia. Transformo assim a vida de crianças e suas famílias com um serviço personalizado, que acolhe respeitando as singularidades.

Tenho como visão alcançar ainda mais famílias com cuidado, carinho e ciência/conhecimento. Almejo transformar a vida de crianças e suas famílias através dos Valores Cristãos, do Método Montessori e da sensibilidade às necessidades de cada criança. Sendo uma rede de apoio às famílias na cidade de Vitória da Conquista e região.

Mas como tudo começou? Bem, em 2014, fazendo leituras sobre maternidade me deparei com um texto do Gabriel Salomão sobre o Método Montessori. Eu nunca tinha ouvido falar sobre o método, a não ser em uma aula da faculdade, em que o nome de Maria Montessori foi mencionado. Logo pensei: se ouvi na faculdade, é algo científico e deve fazer sentido.

Comecei então a ler cada vez mais e aplicar tudo o que lia e estava ao meu alcance com meu filho desde o seu nascimento. Quando vi que Gabriel Salomão ministrava um curso e Introdução ao Método Montessori, logo busquei meios na universidade na qual eu trabalhava para levá-lo à minha cidade e ministrar o curso, não só para mim, mas para alunos da universidade e professores da rede pública e privada.

Um ano depois eu ingressei no Mestrado em Educação na Universidade da Bahia. De funcionária a aluna, continuei promovendo o método e levei Edimara de Lima – referência nacional – para realizar palestras para toda a comunidade.

De lá pra cá minha trajetória profissional seguiu por este caminho. Fiz o curso de aperfeiçoamento promovido pela Mona Ramos e retornei para a sala de aula, indo trabalhar na Escola Vila de Maria, em Petrolina-BA.

Da sala de aula para a coordenação e da coordenação para a cidade de Vitória da Conquista, nasceu o Educa no Caminho, espaço que simboliza o alvo desta trajetória: alcançar crianças e suas famílias com uma educação transformadora.´´