Em uma Escola Montessoriana a criança é vista de forma holística, isso quer dizer que, durante o seu desenvolvimento, muitos aspectos são observados e levados em consideração para construir o ambiente da sala de aula.

Muito mais que se preocupar ou focar apenas na aquisição da leitura e da escrita, os alunos de uma Escola Montessoriana são encorajados a descobrir seus potenciais.

Pesquisas mostram que desde a mais tenra idade apresentamos tendências para gostar ou se interessar mais por determinada área.

Com base nos períodos sensíveis e uma profunda observação a guia oferece às crianças um ambiente preparado. 

É de fundamental importância que esse ambiente tenha uma variedade muito grande, Montessori dizia que uma classe montessori deve ter o mundo ali representado. 

Todo o conhecimento deve ser adquirido de forma que faça sentido, com o dia-a-dia e a vida das crianças, sendo, dessa forma, um ensino verdadeiramente transdisciplinar, ou seja, não há divisão de disciplinas durante as horas em sala de aula como é comum em uma escola tradicional. Nos primeiros quarenta e cinco munutos todos terão aula de português, depois matemática e por fim ciências – não.

As palavras chaves para definir como é conduzido o ensino montessoriano são: aprendizagem concreta, significativa, parte do todo para as partes.

Nas classes de 3 a 6 anos o currículo é dividido dessa forma:

  • Vida Prática
  • Sensorial
  • Matemática
  • Linguagem
  • Ciências
  • Geografia
  • História
  • Artes

Não se utiliza apostilas ou materiais didáticos, mas é comum encontrarmos livros de histórias infantis nas salas de aula.

Cada área do currículo é distribuída em estantes, representada através de materiais de desenvolvimento.

O registro não é o foco. E isso geralmente é um ponto difícil para os pais assimilarem e aceitarem tendo em vista a cultura já estabelecida que, se a criança não escreve ou não produz registros nos papel, não houve trabalho pedagógico.

Precisamos compreender que essa é uma necessidade dos pais e não da criança. A criança ao manipular e absorver os materiais sempre extrai conhecimentos novos, ou ainda, refina os já adquiridos. Sendo assim, nem sempre os trabalhos desenvolvidos por ela em sala irão ser concluídos com registros físicos.

Uma alternativa para acalmar a ansiedade dos pais, geralmente usada por escolas montessorianas, é enviar fotos ou mini vídeos das crianças trabalhando com os diferentes materiais. 

É essencial que a família conheça o currículo da escola, as áreas e os materiais que compõem cada etapa, para assim, quando receberem as fotos, entenderem o objetivo e qual habilidade a criança irá desenvolver através de cada material utilizado pela criança. 

Ter uma Escola para Pais, com reuniões mensais sobre o temas sugeridos por eles, pode ser uma forma incrível de aproximar a família da escola bem como propagar as práticas da filosofia montessoriana de forma contínua e sustentável.