Samanta Bassalo, 47 anos, é graduada em Administração de Empresas e Pedagogia. Com extenso currículo de especializações e cursos relacionados à educação, como Neuropsicopedagogia, Psicomotricidade, Moderna Educação, Samanta também é instrutora de yoga para crianças e guia Montessori de 0 a 3 anos. Além da teoria tem uma prática respeitável de trabalho com crianças e hoje coordena o projeto Educa Fora da Caixa, que está levando o Método Montessori a espeços de educação infantil na periferia de São Paulo, em uma parceria com a secretaria de educação da capital paulista. Confira!

´´Faço parte da gestão da Associação Caminhar com Amor é a Solução que é a mantenedora dos Centros de educação infantil Caminhar com Amor é a Solução. Em parceria com a prefeitura de São Paulo, depois que iniciei o curso de Guia Montessori, montamos salas ou espaços Montessori nas unidades dos Centros de Educação Infantil (CEI) Caminhar com Amor é a Solução em unidades localizadas nos bairros Cidade Ademar, Parque Santo Antônio e Jardim Ângela em São Paulo.

Fiquei encantada com o trabalho de Maria Montessori, ainda mais quando soube que é o resultado de pesquisas científicas e empíricas desenvolvidas por ela. Metodologia que oferece aprendizado através da autonomia e liberdade.

Como não conseguimos ainda transformar os CEIs em escolas montessorianas, criamos em cada unidade, espaços cuidadosamente preparados com os materiais montessorianos, para as crianças maiores. Boa parte do material é da Smirna, mas muita coisa foi preparada pela própria equipe. Para os bebês, oferecemos material adequado dentro dos berçários para auxiliar no desenvolvimento motor, emocional e cognitivo.

O grande desafio está sendo aprender todos os detalhes da metodologia para que as coordenadoras não só preparem as educadoras, mas consigam conscientizá-las de que a autoeducação é a única forma de compreender Montessori.

Ver as professoras estimulando os bebês e as crianças a pensarem por si mesmas, através de um ambiente cuidadosamente preparado está sendo maravilhoso! Para que tenham um desenvolvimento saudável e confiança em suas próprias capacidades.

Sem dúvida alguma a maior recompensa de todas nós será ver adultos que pensam antes de agir e sejam independentes, responsabilizando-se por suas próprias ações. Vê-los tornarem-se indivíduos capazes, confiantes e preparados para enfrentar os desafios da vida. Que saibam tomar decisões e consigam pensar fora da caixa. Sem dúvida será meu maior presente com educadora.“