Priscilla Castro, 41 anos, é mestre em psicologia organizacional. Apaixonada pela educação infantil, colocou em prática uma “Casa de Brincar“ em março de 2020 e 15 dias depois fechou por causa da pandemia. Mas, tudo passa, e a pandemia passou. E em agosto de 2021, Priscilla abriu em Natal-RN o Ohmmá Jardim de Infância Montessori. Confira!
´´Eu sou Priscilla Castro, mãe de três e apaixonada pela educação infantil. Foi a partir do meu desejo de oferecer um ambiente acolhedor e estimulante para as crianças que decidi empreender e concretizar um sonho em uma casa de brincar. Percebi que ali poderia proporcionar uma educação diferenciada, respeitando a individualidade de cada criança e seu ritmo de aprendizado.
Para isso, decidi me aprofundar na metodologia Montessori. Estudei, pesquisei e me certifiquei em alguns cursos sobre o tema e agora estou no processo de certificação com a Associação Montessori Internacional (AMI).
Adquirindo os conhecimentos necessários para aplicar os princípios e técnicas montessorianas na casa de brincar, que nasceu em 2020. Foi incrível ver como as crianças que frequentavam o espaço começaram a se desenvolver de forma surpreendente. Tornaram-se mais independentes, autônomas e confiantes em suas habilidades.
Com o apoio de algumas mães de crianças que já frequentavam a casa de brincar, o jardim de infância Montessori se tornou uma realidade. O Ohmmá Jardim de Infância Montessori, que em agosto completou dois anos, foi um sonho que se tornou realidade, oferecendo um ambiente preparado e materiais educativos adequados para que as crianças pudessem explorar e aprender de forma autônoma.
Acredito na importância de respeitar o ritmo de cada criança e oferecer um ambiente onde elas possam se desenvolver plenamente, de acordo com suas próprias capacidades e interesses. No nosso jardim de infância Montessori, as crianças são incentivadas a desenvolver suas habilidades motoras, cognitivas, emocionais e sociais de maneira integral. Elas têm liberdade para escolher suas atividades, trabalhar em projetos individuais ou em grupo, e são encorajadas a tomar decisões e resolver problemas por si mesmas.
Estou orgulhosa de fazer parte dessa história e de oferecer uma educação diferenciada e transformadora para as crianças da nossa comunidade. Continuarei trabalhando com dedicação e amor para proporcionar o melhor para cada criança que passa pelo nosso jardim de infância Montessori.
Digo isso por que as crianças que frequentam o jardim de infância montessoriano podem ter benefícios como autonomia, autoestima, habilidades sociais, concentração, pensamento crítico e aprendizado significativo em comparação com as crianças do jardim de infância tradicional. Esses benefícios contribuem para um desenvolvimento mais completo e prepara as crianças para a vida de forma mais abrangente.
Aliás, é possível incorporar alguns princípios e abordagens do método Montessori em outros contextos, mesmo que não se tenha um ambiente completamente preparado ou pessoal qualificado. Por exemplo, os pais podem criar um ambiente organizado e estimulante em casa, com materiais educativos adequados à idade das crianças. Eles também podem incentivar a autonomia e a independência, permitindo que as crianças realizem tarefas do dia a dia de forma autônoma. Além disso, é importante adotar uma abordagem respeitosa e ativa no processo de aprendizagem, encorajando a curiosidade e explorando os interesses individuais das crianças. Embora a presença de um ambiente preparado e pessoal qualificado seja ideal, é possível promover aspectos do aprendizado montessoriano mesmo sem esses recursos. O importante é criar um ambiente de apoio e estímulo para as crianças, respeitando suas necessidades individuais e incentivando seu desenvolvimento integral.
No jardim de infância montessoriano, as crianças aprendem de forma lúdica e prática. Elas têm acesso a materiais educativos específicos que estimulam o desenvolvimento dos sentidos e a compreensão de conceitos básicos. Além disso, são incentivadas a realizar atividades práticas do dia a dia, como cuidar das plantas e arrumar a sala. O desenvolvimento social e emocional também é valorizado, ensinando às crianças a respeitar os outros, a compartilhar e a resolver conflitos de forma pacífica. O objetivo é promover um aprendizado integral, abrangendo habilidades cognitivas, motoras, sociais e emocionais.“
Deixar um comentário