Débora Guilhen é formada em Administração de Empresas, mas como tantas outras pessoas conheceu o Método Montessori e acabou se apaixonando por ele. Há dois anos trabalha no Alora Montessori, um espaço infantil em Cascais, Portugal. Confira!

´´Meu primeiro contato com o método Montessori foi através de Juliana Liserra, diretora da Alora, onde trabalho como guia de classe para a turma de 0 a 3 anos. Foi uma experiência desafiadora e enriquecedora. Trabalhar com bebês e me adaptar a esse método transformador exigiu muito aprendizado, mas ao lado da Juliana e com sua mentoria, essa jornada se tornou mais clara e inspiradora.

A busca pelo aprendizado constante faz parte da minha trajetória. A cada dia, me aprofundo nos estudos sobre Montessori. Já participei de cursos com Márcia Righetti, acompanho materiais de referência como os vídeos de Gabriel Salomão e tenho o privilégio de receber treinamentos regulares da Juliana, que sempre nos mantém atualizadas. Essa dedicação tem me ajudado a aprimorar minha prática e a oferecer o melhor para os bebês com quem trabalho.

Além disso, meu trabalho exige habilidades que desenvolvi ao longo da vida, como paciência, observação e equilíbrio. Apesar de ser uma pessoa naturalmente agitada, o ambiente Montessori tem me ajudado a encontrar calma e foco, o que reflete na qualidade do meu trabalho com as crianças.

Sou mãe de dois adolescentes, e frequentemente me pego refletindo sobre como o método Montessori poderia ter impactado ainda mais minha maternidade se eu o tivesse conhecido antes. Mesmo assim, sempre tive como base o respeito e o amor, valores que hoje sei serem essenciais para “plantar sementes” de um futuro melhor, não apenas para meus filhos, mas para a sociedade como um todo.

Trabalhar com bebês é uma experiência transformadora. Eles são incrivelmente capazes quando têm liberdade, limites claros e um ambiente seguro e preparado para o desenvolvimento. Diariamente, fico encantada ao observar sua curiosidade, autonomia e progresso.

Sinto-me realizada profissional e pessoalmente por contribuir para o crescimento da Alora e para o desenvolvimento dos bebês. Meu papel vai além de executar tarefas: participo ativamente na construção de um ambiente que promove aprendizado, autonomia e respeito. Tenho orgulho de poder aplicar meus conhecimentos, aprender continuamente e impactar positivamente a vida das famílias e das crianças com quem trabalho.

Hoje, vejo minha dedicação refletida nos resultados alcançados e no reconhecimento que recebo, tanto da equipe quanto das famílias. É gratificante saber que estou ajudando a formar indivíduos mais seguros, autônomos e preparados para um futuro melhor.“