Nutricionista clínica comportamental e pediátrica, Tamires Von Pfeil, tem 31 anos e mora m Pelotas-RS. Profissionalmente, sua prioridade é estudar comportamento humano e disseminar educação nutricional para adultos e crianças. Algo que hoje faz sob influência do que estudou no Método Montessori. Convidamos Tamires para falar um pouco sobre a importância de o adulto estar preparado para guiar a criança de forma correta, segundo o Método Montessori. Confira!
´´Guiar uma criança no seu processo de autoconstrução, este é o papel do adulto preparado. Um ambiente organizado funciona como base e está diretamente relacionado à preparação para sermos o melhor que podemos como adultos na jornada de viver o desenvolvimento de uma criança, pois o comportamento dos pais influencia diretamente os filhos.
Proporcionar condições para que esse indivíduo, que é o futuro da humanidade, exista de forma saudável, depende de uma forma ou de outra, do nosso suporte e do nosso equilíbrio. Pensando assim, temos a grande missão de compreender nossas falhas e nos reconstruirmos ao máximo, já que muitas vezes, isso pode estar alinhado com a confiança na criança.
O protagonismo da criança na sua história existe através da paciência e do estímulo da autonomia que o adulto proporciona, já que ela precisa do adulto. A criança está desenvolvendo uma relação com o mundo ao seu redor e precisa que o adulto a guie e ampare na sua existência nesta sociedade.
E se nos desprendêssemos e olhássemos o mundo pela perspectiva da criança, nos reeducando para tirar dela inspirações? O método Montessori é assim: por meio da observação, tratamos o ser como único, entendemos suas características e necessidades de forma individualizada. Um adulto preparado é capaz de encontrar os meios adequados de estimular o desenvolvimento da criança de forma respeitosa.
Uma vez que, no mundo em que vivemos, a criança é vista como periferia, esta metodologia nos traz a criança como centro, como protagonista do seu desenvolvimento. Se eu pudesse dizer como começar a ser um adulto preparado, eu diria: Olhem para as crianças, as crianças mudam o adulto.“
Deixar um comentário