A brasileira Natale Lagatta mora em Portugal e teve seu primeiro contato há cerca de 10 anos, quando morava nos Estados Unidos e trabalhava como babysitter para uma família local. Apaixonada por crianças, ela se viu em meio a um desafio de educar e conviver diariamente com três delas, um caminho que a levou até o Método Montessori. Hoje, é consultora parental formada e certificada pela American Montessori Society (AMS), com credenciamento reconhecido pelo MACTE (Montessori Accreditation Council for Teacher Education), referência internacional em excelência na formação Montessori. Confira!

´´Toda a minha formação e experiência com o método Montessori foi em Instituições nos Estados Unidos, aonde morei até o ano passado. A família para a qual trabalhava seguia um modelo educacional tradicional e enfrentava muitos desafios no dia a dia. Eu me vi numa situação de estresse e impotência, sem conhecimento ou ferramentas para ajudar. Foi então que comecei a buscar alternativas para melhorar a qualidade de vida, tanto para mim quanto para as crianças. Em meio às minhas pesquisas, descobri o método Montessori. Os resultados vieram tão rápido que me apaixonei imediatamente, e, desde então, essa paixão só cresceu.

Essa experiência despertou em mim o desejo de aprender mais, e, ao longo dos anos, mergulhei de cabeça no estudo e na prática da filosofia Montessori. Tive a oportunidade de trabalhar em escolas Montessori de referência nos EUA, atendendo turmas de 18 a 36 meses e de 3 a 6 anos. Essa vivência consolidou minha prática e me aproximou ainda mais das famílias e da aplicação do método.

Quando meu filho nasceu, em 2022, decidi me dedicar integralmente a ele, aplicando o método Montessori em casa desde o primeiro dia. Em 2024, senti que era hora de compartilhar esse conhecimento com mais famílias. Foi assim que criei o perfil Sementes Montessori no Instagram e comecei a oferecer consultoria parental Montessori, com o intuito de ajudar a espalhar o método pelo mundo e apoiar famílias a incorporar ele no dia a dia de forma prática e leve.

Meu trabalho é mais remoto do que presencial hoje em dia, visto que meu público alvo está no Brasil e eu moro em Portugal atualmente. A maioria dos pais com quem trabalho e do meu público no Instagram têm filhos em escolas tradicionais. E aí entra o meu papel de ajudar essas famílias a equilibrar os desafios desse ambiente escolar, aplicando o método Montessori em casa. A principal dificuldade está em alinhar os princípios Montessori – como autonomia, respeito ao ritmo individual da criança e valorização do processo de aprendizagem – com as demandas das escolas tradicionais, que frequentemente priorizam resultados rápidos, competição e um ritmo mais acelerado.

Costumo dizer que a criança é sempre a última parte que precisa de ajuste. Para alcançar resultados, é fundamental que o adulto e o ambiente em que a criança está inserida passem por transformações; assim, a “mágica” acontece. Portanto, o maior desafio nesse processo é auxiliar na transformação necessária do adulto, pois sem essa mudança não é possível obter todos os benefícios que o método Montessori oferece.

É crucial que os pais compreendam que a filosofia Montessori vai além de um ambiente bonito e organizado com materiais caros; trata-se de um estilo de vida. Educar o olhar dos pais para essa abordagem, muitas vezes diferente da que eles tiveram, e ajudá-los a “virar essa chave” é essencial para o sucesso na aplicação do método.

O adulto preparado é aquele que transformou suas crenças limitantes sobre a criança e seu processo de desenvolvimento, deixando de lado o autoritarismo e a ideia de que a criança deve apenas obedecer. Esse adulto respeita o tempo da criança, confia em sua capacidade de aprender e agir de forma independente, permitindo que ela se desenvolva no próprio ritmo, sem pressa ou intervenções desnecessárias – seja para corrigir ou elogiar.

Esse adulto também é um observador atento, que compreende os interesses, a fase de desenvolvimento e as necessidades específicas da criança. Com base nessa observação, ele prepara um ambiente físico organizado, bonito e funcional, onde tudo está ao alcance da criança e adaptado ao seu tamanho. Assim, o ambiente se torna um espaço onde ela pode viver de forma autônoma, realizar atividades com independência e desenvolver concentração e foco.

No entanto, o preparo do ambiente físico não é suficiente se o adulto não ajustar também o ambiente não físico, como a rotina e os hábitos dessa família. O adulto deve estruturar uma dinâmica que permita à criança tempo suficiente para explorar, errar, praticar e aprender sem pressa ou pressão. Isso pode significar revisar essa rotina e até eliminar atividades extracurriculares que estejam sobrecarregando a criança, prejudicando seu equilíbrio e dificultando seu desenvolvimento natural.

Além disso, o adulto preparado vê os erros como partes essenciais do aprendizado. Ele sabe fazer com que a criança se sinta valorizada pelo esforço e pelo processo, não apenas pelo resultado. Esse equilíbrio entre o ambiente físico e não físico, guiado pela consciência e paciência do adulto, permite que a criança floresça, mesmo diante dos desafios de uma rotina escolar tradicional.

Portanto, eu diria que o maior desafio nesse contexto é mostrar como a filosofia Montessori oferece ferramentas práticas para desacelerar, trazer mais ordem ao ambiente e focar no que realmente importa: o desenvolvimento integral da criança, através da transformação desse adulto preparado em casa.

Tenho o grande sonho de abrir uma escola Montessori para crianças carentes no Brasil. E embora seja um projeto para um futuro não muito próximo, é algo que vai ser difícil sair do meu coração. Maria Montessori desenvolveu seu método com o objetivo de atender a todas as crianças, especialmente aquelas em situação de vulnerabilidade.

Mas, infelizmente, muitos dos seus objetivos e da sua luta – como oferecer uma educação cósmica e integral que promova a paz para todas as crianças, independentemente de cor ou condição socioeconômica – têm se perdido. O método Montessori tem se tornado cada vez mais restrito a um grupo seleto, se afastando de sua essência inclusiva.

E porque eu acredito que todas as crianças merecem um começo melhor, quero fazer a minha parte honrando o legado de Montessori e ajudando a levar essa visão de uma educação acessível e transformadora pra mais crianças !´´