Desde 2009, Cristiane de Ávila Lopes, professora Mestre em Educação, atua na Educação Infantil adotando Montessori na rede pública de ensino. Além de autora da página APRENDERMONTESSORI nas redes sociais, ela atua como professora do curso de Pedagogia e coordenadora pedagógica. Cristiane acredita que o Método Montessori é para todos e tem se dedicado a mostrar que é possível adotar o método nas redes públicas de ensino. Neste artigo, ´´Inspirações montessorianas na rede pública de ensino: por onde começar?“, ela fala um pouco sobre isso. Confira!
´´A Organização Montessori do Brasil presenteou a escola pública com uma notícia promissora em suas redes sociais neste mês de março: conforme nota divulgada pela própria OMB, a diretoria executiva entende que Montessori é para todas as crianças, a fim de que tenhamos, neste país, uma educação mais humanizada, científica e da paz. Sendo assim, seu próximo encontro de associados (que acontecerá em Petrópolis, RJ, no mês de Maio) terá um momento especial com a rede pública do referido município, sendo esta uma das muitas outras ações programadas para este ano.
Este é um passo importante para todos nós, professores e pais das redes públicas de ensino. No último congresso Montessori, ocorrido na cidade de São Paulo, em Setembro de 2023, tivemos uma presença considerável de escolas públicas (distribuídos na plateia, no palco e na socialização de pesquisas), as quais vêm consolidando a proposta montessoriana em suas redes. Este é um movimento lindo, crescente e importante que se espalha por todo o Brasil!
Durante o tempo em que atuo como formadora de professores, desde 2013, tenho percebido um crescente aumento do número de escolas que procuram inspirações montessorianas para subsidiar suas práticas de ensino. A maioria delas não conseguem implantar o método, mas já caminham rumo à metodologias mais ativas e respeitosas inspiradas nos pressupostos de Maria Montessori. Nossas redes sociais (@aprendermontessori) estão repletas de educadores (professores e pais) que buscam, socializam e compartilham, dia após dia, inspirações montessorianas possíveis de se realizar com todas as crianças, em todas as realidades. E os relatos que temos ouvido e/ou recebido de professores de lugares muito distintos, são apaixonantes!
Como é possível inspirar-se em Montessori na rede púbica de ensino? Compreendendo, inicialmente, que Montessori é muito mais que um método, é uma FILOSOFIA totalmente diferente para a educação. Trata-se de uma PEDAGOGIA RESPEITOSA para TODAS as crianças.
Por onde você pode começar? Conheça Montessori. Leia a respeito de sua teoria e de sua obra. Consulte fontes confiáveis e científicas a fim de obter informações fidedignas sobre seu modo de ver e de pensar a educação das crianças.
Enquanto faz suas leituras, inspire-se e realmente acredite que a FILOSOFIA montessoriana está à frente da METODOLOGIA montessoriana. Não saia correndo comprando todos os materiais que vê na internet, elaborando bandejas, ou organizando bancadas sem saber a intencionalidade pedagógica de tudo isso. Lembre-se que as maiores mudanças vêm de dentro pra fora! Você precisa pensar Montessori para fazer Montessori.
Após este movimento, reflita: como estão seus espaços de aprendizagem? O ambiente está harmônico? A mobília está adequada para as crianças? Os móveis e materiais estão à altura dos olhos dos pequenos? O ambiente preparado é fundamental, e embora muitas professoras me digam, vez que outra, que esta proposta é difícil, cara e inacessível para a escola pública, acredite: não é! Não custa nada readequar a sala de aula para os pequenos! Comece tirando os excessos de informações da sua sala de aula. Faça permanecer o que é importante, belo, organizado e intrigante. Observe se as crianças têm mobilidade neste ambiente. Se não têm, tire quantas mesas e cadeiras precisar. Organize tapetes humanizados para o trabalho com os materiais, os pais podem te ajudar colcheteando, costurando, participando!
Troque plástico por vidro! O vidro proporciona maior controle do erro, atenção e concentração durante o trabalho. Nenhuma criança gosta da frustração de se sentir exposta ao quebrar um objeto valioso e delicado, por isso mesmo você deve investir no que é frágil. Isso ajudará a criança a trabalhar com muito mais cuidado.
Esqueça (se não conseguir, por favor, diminua!) o TNT… O EVA… O Gliter… Retire os personagens animados que estão em meio aos conteúdos científicos de sala de aula. Acredite: os personagens pintados ou afixados nas paredes não são necessários!
Invista mais em folhagens, em obras de arte, em materiais de madeira, em atividades com elementos da natureza. Tais materiais são mais econômicos no que se refere ao investimento e potencializam aprendizagens muito mais sensoriais, criativas e significativas! Crie cantinhos mais humanizados na sua sala de aula. Que tal um cantinho da leitura onde as crianças possam sentar, ler, ter um tempo sem compromisso, apenas para a fruição destes momentos?
Proporcione autonomia e independência: não custa nada organizar as refeições de modo que a própria criança possa se servir no buffet nos momentos de alimentação. Pode demorar mais em um primeiro momento, mas acredite na cientificidade da Dra. Montessori: crianças que participam da organização da mesa, que se servem sozinhas e que socializam a refeição com seus colegas têm muito mais senso de organização, possuem um vocabulário muito mais rico e são muito mais conscientes em relação ao não desperdício de alimentos. Acredite: elas sabem limpar a “bagunça” após as refeições, sempre que você, adulto, permitir, encorajar e incentivar!
Esqueça a ideia de que você dá aula: deixe que a criança te guie, te mostre o caminho das reais necessidades, ansiedades e expectativas. Aposte na livre escolha do material a ser utilizado, acredite na liberdade com responsabilidade. Observe sua criança trabalhando com o material que você preparou minuciosamente para ela. Teu planejamento estará no ambiente e no material que você organizou, então não tenha a preocupação de que você não está “desenvolvendo as habilidades e competências propostas pela BNCC” (parece mentira, mas estas são dúvidas recorrentes das professoras que são minhas alunas e/ou cursistas). Você contemplará todos os direitos de aprendizagens das crianças se conseguir se entregar às reais necessidades delas. E isso… Não tem investimento financeiro algum!
Não custa nada trazer a FILOSOFIA montessoriana para sua casa ou para sua sala de aula, seja ela da rede pública ou privada. Pressupostos como liberdade com responsabilidade, autonomia, organização, mobilidade, contato com a natureza e cientificidade não requerem recursos financeiros. Precisam de recursos humanos! Precisam de GENTE que queiram inspirar-se!
E então… Após te sentires inspirado (a) pela filosofia… Busque estudar e aprofundar o MÉTODO! Embora os recursos financeiros possam parecer um entrave, em um primeiro momento, existem muitas formas de adaptar e de criar materiais a partir do que temos nas escolas ou com a ajuda das comunidades. Também podemos contar com muitas formações montessorianas gratuitas na internet que podem ajudar de forma substancial (as “Noites Montessorianas” ofertadas pela Organização Montessori do Brasil são um exemplo disso).
Inspire-se! Acredite! Invista seu tempo! Caminhe! Lembre-se que o movimento é mais importante que a velocidade. Por isso, mesmo que devagar, comece!
Lembre-se que a mudança vem de dentro. Começa pela nossa forma de pensar. Começa a partir do pressuposto de que Montessori é para todas as crianças. E mesmo que você possa, em um primeiro momento, ofertar apenas algumas “Inspirações Montessorianas” para suas crianças, oferte-as! Elas já serão um ganho incrível no desenvolvimento de várias habilidades e competências dos pequenos, e suas interações com outras crianças serão alicerçadas em uma cultura muito mais harmônica, responsável, científica e pacífica.
“Se houver para a humanidade uma esperança de salvação e de ajuda, esta ajuda só pode vir da criança, porque é nela que se constrói o homem” (Maria Montessori)
Acredite! Montessori pode sim, ser para todas as crianças!“
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