Falamos muito aqui no blog sobre a experiência das pessoas com Montessori. Gente com alguns anos de estrada no Montessori, muitos cursos, várias formações e uma baita experiência. Professores, terapeutas, diretores de escola e empreendedores no ramo da educação.
Há alguns dias começamos a mostrar também um pouco do que o Método Montessori deixou naqueles jovens que estudaram em escolas montessorianas e que estão começando sua vida acadêmica no ensino superior ou na vida profissional. Contamos um pouco das histórias da Juliana e da Luiza.
Agora, vamos apresentar as histórias do cineasta Yuri Maia Cardoso, 23 anos, e da produtora Ligia Pio 25. Ambos do Rio de Janeiro. Yuri ingressou no Método Montessori aos cinco anos e passou por três colégios diferentes. Hoje consegue perceber as diferenças de sua formação com as de outros colegas, que passaram por colégios tradicionais.
´´Acredito que tive uma formação diferente e antes da questão do ensino, o método Montessori me permitiu formar uma base que me ajudou muito nas minhas relações interpessoais, nos meus métodos de organização e na minha disciplina. Acho que essa base me ajuda a criar formas diferentes de relações nos diversos grupo em que convivo´´.
Yuri refere-se às relações profissionais e familiares, nem sempre fáceis. Ele destaca também a autoconfiança e o desenvolvimento de sua criatividade.
´´Sinto que tenho uma relação muito mais diplomática com as pessoas, seja com meus familiares, colegas com quem estudo ou com profissionais com quem trabalho. Além disso, acho que o ensino Montessori me permitiu ter muito mais espaço para formar e desenvolver minha criatividade, coisa que na minha área é essencial´´.
Já Ligia Pio, destaca a inovação realmente verdadeira que o Método Montessori apresenta. E a qual ela se adaptou inteiramente.
´´Foi uma experiência muito boa! É um método tão diferente do que eu estava acostumada. Vim de diversas escolas, algumas tradicionais e outras que se consideravam inovadoras, mas nunca me adaptei a forma que elas tinham de ensino. Além da matéria eu aprendi coisas que eu levo ao mundo até hoje. Na verdade, o que ficou na minha vida foi toda a experiência do método, certas situações e vivências sempre me levam ao método Montessori´´, conta Lígia.
Assim, como Yuri, a produtora costuma destacar a forma como lida com as pessoas e encara as situações no dia-a-dia. Algo que faz diferença na correria do mundo moderno.
´´O método Montessori é realmente diferente! Acho que aprendi desenvoltura, iniciativa, tive entendimento e pude conhecer pessoas de vivências e vidas diferentes. O impacto que vejo está na forma como as situações são levadas por mim hoje em dia, todos os cuidados e ações que tenho e levo são resultado desse método com o qual tive contato´´ , completa Lígia.
Deixar um comentário