Em Torres, no litoral gaúcho, Marina Teixeira Pires Vicente, de 29 anos, não esperou pelo fim da pandemia para iniciar as atividades da Casa Escola Montessori. O cenário desafiador foi um combustível a mais para ela oferecer às famílias o primeiro ensino através do Método Montessori do município. Confira!

“Conheci o método Montessori em 2019 quando estava terminando a faculdade. Na verdade, o meu interesse inicial era no Método Waldorf e procurando por algo parecido cheguei até o Montessori. Continuei pesquisando e encontrei os cursos do CEMJ (Centro Educacional Menino Jesus) em Florianópolis e decidi me inscrever. Quase sempre é assim: a busca por algo novo, diferente do tradicional, nos levam a Montessori. Eu já trabalhava em uma escola tradicional e andava muito triste e insatisfeita com aquela forma de educar”.

Assim, do desejo de criar em Torres uma escola que ainda não tinha por aqui, nasceu em janeiro deste ano, a Casa Escola Montessori. Aqui só havia escolas tradicionais, a maioria delas com salas pequenas e pouco pátio. Nós queríamos algo novo para Torres, até por que eu estava grávida e queria para o meu filho uma escola diferente, que o respeitasse e que desse a ele a liberdade de ser criança.  Por que a criança tem o direito de ser ela mesma e escolher o seu caminho, sem ser, digamos, forçada ou pressionada a fazer algo que ela não quer fazer em determinado momento. O fazer por fazer, como se trabalha na escola tradicional, onde é preciso cumprir um currículo sem respeitar o processo natural de amadurecimento e de aprendizado da criança.

E neste sentido o papel do Método Montessori vai além da escola. Numa sociedade em que tudo muda com muita rapidez, o método só vem se confirmando ao longo do tempo. As coisas estão caminhando para algo que no passado era considerado muito evoluído, mas que agora passa a ser algo comum no dia-a-dia. Tem se falado muito em respeitar a criança e isso vai trazer definitivamente Maria Montessori à tona. Há 100 anos ela escreveu textos, livros e uma metodologia que vem sendo confirmada pela neurociência, pela educação, pela pesquisa do cérebro humano e de como ele aprende. Mais do que nunca Montessori é muito atual e tem ajudado as famílias que buscam evoluir nesta transformação de acreditar na criança como um ser humano e não como uma criança que vai ser alguém quando crescer ao ponto que ela é já é alguém.

É isso que eu vivo todos os dias na escola e em casa. O Método Montessori impacta nossas vidas de todas as formas. Ele é uma filosofia de vida e não dá para ser deixado na escola. Tenho um filho pequeno e sempre sou motivada e cobrada a realizar em casa o mesmo trabalho que realizo na escola. O mesmo respeito com que lido com as crianças na escola, eu lido com meu filho em casa. Montessori mudou muito minha forma de ver as crianças e a educação, e também como eu lido com meus familiares.

A escola nasceu durante a pandemia e isso foi muito desafiador. Em determinados momentos foi fácil lidar com isso e em outros momentos, muito difícil. Nós usamos muitos materiais com as crianças e elas trocam de material durante o dia. Mas nós ajustamos isso! Foi necessário e graças Deus não registramos evasão. Aceitamos o desafio de abrir uma escola em plena pandemia por que sabíamos da carência de uma escola com este perfil aqui na região. Foi tudo muito desafiador, mas vencemos tudo isso. Nossa confiança no que estávamos fazendo fez com que suportássemos sem muita dificuldade, principalmente os dois meses iniciais, em que a escola permaneceu fechada.  Neste período nós montamos os kits e enviamos para os alunos em casa. Foi desafiador, mas foi muito bom viver esta experiência!

Outro desafio foi a formação dos professores, que era algo muito presencial. Passou a ser online e de certa forma facilitou o acesso, mas tirou deles a oportunidade de visitar escolas montessorianas, o que é uma bela experiência. Mas a internet amenizou um pouco isso.

Nestes meses nós aprendemos que precisamos aprender sempre! Que quanto mais estudamos e aprendemos, mais temos de estudar e aprender! O Método Montessori é algo gigante, uma filosofia de vida que nos motiva a transformar nossas ações, que são raízes desde a nossa infância. Montessori confronta a nossa forma de ver as crianças e o mundo. De confiar e acreditar na criança. Ela precisa disso e merece esta mudança!

 

Paulo Prudente, reportagem e texto.