Um dos três principais princípios básicos do método Montessori é o Adulto Preparado e este merece tanta atenção quanto os outros.  Afinal, se o objetivo é preparar as crianças do amanhã para atingirem todo o seu potencial, devemos primeiro preparar os adultos de hoje para que possam fornecer as condições necessárias para o pleno desenvolvimento dela. Sem o Adulto Preparado não existe ambiente preparado nem criança equilibrada.

 

 

Note que estamos falando de ADULTO preparado. Sendo assim, esse adulto pode ser o pai, a mãe, os avós, o(a) cuidador(a) ou a professora.

Isto porque Montessori não é apenas para pais e filhos, e sim para qualquer pessoa que conviva ou cuide de uma criança.

 

Para criar as crianças do futuro, precisamos treinar a mente do adulto de hoje para enxergar a beleza e a funcionalidade de Montessori.

Bem, claramente não há como criar um guia espiritual de como se tornar um adulto melhor, mas podemos identificar algumas características do Adulto Preparado que podem te ajudar nessa jornada.

Em primeiro lugar, o adulto Montessori é respeitoso. Não só com as crianças, mas com todos. Isso é questão de princípios. Se você não joga lixo na rua, retira sua bandeja da mesa no shopping, ajuda um velhinho a atravessar a rua, certamente você respeita àqueles ao seu redor e o meio no qual você está inserido.

Então o primeiro passo é respeitar a sua criança. É aceitar que ela é sim, gente! Ela é um ser humano igualzinho a nós, com os mesmos sentimentos e dores, só que ainda não sabe o que eles significam e nem como lidar com eles. Você precisa olhar o mundo da perspectiva da criança. Imagina você em um mundo de gigantes, seria assustador, não é? É assim mesmo para as crianças, nós somos os gigantes!

 

Paciência é a segunda virtude. É claro que ninguém tem sangue de barata e você não precisa ser a encarnação de um monge budista. Mas, uma vez que você tem consciência de que a criança tem um tempo diferente do seu, que ela está aprendendo e respeita isso, você terá paciência. E você vai conseguir isso através do simples fato de entender o que está acontecendo.

Os dois conceitos anteriores juntos levam à uma terceira qualidade: empatia. Colocar-se no lugar da criança é um ponto importante. Se você se põe na perspectiva dela e entende o que está acontecendo, você pode ajudar essa criança. Isso vai ser útil quando você estiver lidando com uma birra, por exemplo.

E por fim, o adulto Montessori precisa ser um bom observador. Cada criança é única e sua forma e tempo de aprender também. O adulto precisa ser um bom observador para identificar os momentos em que a criança está aprendendo sem que você perceba, afinal você vai aprender mais na frente sobre a autoeducação e a capacidade de as crianças aprenderem sozinhas.

 

Se não fosse seu olhar apurado para muita observação, Montessori não teria feito tanto progresso.

No geral, se você já está familiarizado com termos como disciplina positiva, parto humanizado, educar sem violência, você já está com metade do caminho andado. Porque todos esses conceitos trabalham virtudes como respeito, paciência, empatia e observação.

Viu? É fácil se tornar um adulto consciente e preparado como pede o método Montessori e perceba que até aqui você não precisou gastar um centavo para promover uma educação mais respeitosa para a sua criança.