Maria Montessori não criou apenas um método educacional, ela criou uma filosofia e esta por sua vez tem o método como forma de embasá-la. É um trabalho científico completo, com teoria e prática, fundamentado em experiência e observação.

No início de sua carreira, Montessori foi convidada para dirigir uma escola em um bairro pobre da Itália onde estavam construindo um conjunto habitacional com a função de reabilitar toda aquela região. O objetivo dessa escola era tirar as crianças, filhas dos operários, das ruas, pois como não tinham nenhuma ocupação acabavam por depredar a obra que estava sendo construída, como sujar as paredes e quebrar as janelas.

Como eram muito humildes, essas crianças chegavam à escola muito sujas e maltrapilhas. Sendo assim, Montessori optou por iniciar a educação dessas crianças pela higiene e vida prática, antes que lhes pudesse ensinar linguagem e matemática.

Essa pequena história serve para nos deixar claro que uma educação montessoriana não acontece somente na escola, pelo contrário, acontece principalmente em casa, com as atividades de vida prática: todas aquelas que costumamos fazer com destreza no dia-a-dia. Banhar-se, vestir-se, cuidar da aparência, limpar etc., são todas atividades riquíssimas para o desenvolvimento de uma criança apesar de já serem corriqueiras para nós.

Montessori havia visitado a casa da família de uma de suas crianças antes do começo de suas aulas e a situação beirava o caos, situação que se transformou completamente depois que as crianças passaram a levar seus aprendizados para casa, ajudando às mães com os irmãos e tarefas domésticas.

POR ONDE COMEÇAR?

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Texto por: Larissa Serqueira e Thaisa Maia