Engenheiro mecânico de formação, José Corbacho, 30 anos, trabalhou os últimos sete anos no mercado de óleo e gás. Este ano decidiu aceitar o chamado da família para colaborar com a gestão das tradicionais Escola Smirna e Smirna Marcenaria. Desafio aceito! Confira!
´´Estudei no Método Montessori até o 5˚ ano do ensino fundamental na Escola Smirna. Minha família foi pioneira no ensino cristão Montessori em Niterói e através da Smirna Marcenaria fornecemos materiais para todo o Brasil. Então, o Método Montessori sempre fez parte da minha vida, seja nos estudos ou na gestão empresarial.
Após sete anos atuando no segmento de óleo e gás, optei por dar suporte a meus pais nesta missão na Escola Smirna e na Smirna Marcenaria. Acredito que o projeto iniciado há 40 anos é mais do que um trabalho, é um propósito. O ano de 2024 foi de crescimento tanto na escola quanto na marcenaria e ter a oportunidade de fazer parte em um momento de crescimento é uma experiência única. Honrando a Deus e seguindo a missão, visão e valores que nos acompanham nestas quatro décadas, tenho o desejo de dar continuidade ao legado da minha avó.
Participar da fabricação dos materiais, desde a seleção da madeira até a entrega do material e, posteriormente, na Escola Smirna observar as crianças em processo de aprendizado é uma experiência única. Através desta oportunidade, minha expectativa é atender as demandas do método no país e verificar pontos de melhoria no processo construtivo de forma mais rápida, com o foco no desenvolvimento para aumentar o potencial do aluno. O maior desafio sem dúvidas é olhar o método sob outra perspectiva, não mais do aluno, mas sim do educador.
O fato é que a realidade educacional no Brasil não contribui para o desenvolvimento do potencial humano. Através das provas unificadas para o acesso às universidades brasileiras e da tecnologia acessível, os jovens são moldados cada vez mais em um conhecimento extremamente técnico dependente de recursos (máquinas, softwares etc). Enxergo que apesar das vantagens destes recursos e equipamentos, a geração atual é cada vez mais dependente, ou seja, é cada vez mais preparada para um modelo padrão, porém qualquer fuga da condição normalizada passa a ser algo a qual não estão preparados.
O Método Montessori apresenta o desenvolvimento de um processo através da autonomia e da liberdade individual, assim, a criança não aprende apenas a resposta, mas aprende a raciocinar sobre o melhor caminho para atingir a resposta correta. Isso os prepara para os desafios da vida adulta, em que adversidades surgem constantemente.“
Deixar um comentário