Ingrid dos Santos Soares é pedagoga e psicopedagoga em São Paulo-SP e atua usando materiais montessorianos em uma clínica de intervenção comportamental auxiliando crianças com atraso no desenvolvimento para aquisição de habilidades. O material do Método Montessori é usado de forma intensa para que o processo de aprendizagem seja efetivo. Confira seu depoimento!

´´Conheci o Método Montessori durante a faculdade de Pedagogia, em uma das disciplinas que discutia diferentes abordagens educativas. O que me chamou atenção de imediato foi a história por trás do método e a forma como Maria Montessori, que era médica, desenvolveu uma visão totalmente inovadora sobre o aprendizado infantil.

Ela acreditava na autonomia das crianças e na capacidade delas de se desenvolverem naturalmente quando inseridas em um ambiente preparado e estimulante. Foi a partir desse contato inicial que comecei a aprofundar meus estudos, e quando me formei, decidi aplicar essa abordagem nas minhas aulas. Hoje aplico nos meus atendimentos, especialmente com as crianças autistas, com quem trabalho atualmente.

Os materiais Montessori são fundamentais para o processo de aprendizado, pois eles foram desenhados de forma que a criança possa explorar, descobrir e aprender de maneira independente. São objetos que não apenas atraem o interesse das crianças, mas também guiam seu desenvolvimento motor, cognitivo e sensorial. Por exemplo, materiais como as “torres rosas” e os “cilindros encaixáveis” ajudam no desenvolvimento da coordenação motora fina, noções de tamanho, forma e espaço. Cada material tem um propósito claro e único, e isso facilita o aprendizado por meio da prática e da repetição.

Os materiais que mais utilizo nos meus atendimentos são os que estimulam a coordenação motora e sensorial, como os blocos lógicos, as caixas de cores e os cilindros de encaixe. Esses são amplamente usados porque ajudam a desenvolver habilidades específicas e também permitem que a criança trabalhe de forma independente, o que é um dos princípios do método Montessori. Essa autonomia gera confiança e autoestima, além de promover a concentração.

Um dos maiores desafios ao adotar o Método Montessori nos atendimentos é a necessidade de manter uma postura observadora e menos interventiva. Como profissionais, muitas vezes sentimos a necessidade de intervir, de direcionar, mas no Montessori o papel do adulto é mais de um guia, o que pode ser um desafio, especialmente em situações onde o progresso parece lento. No entanto, as recompensas são inúmeras. Ver a criança ganhando autonomia, se tornando mais confiante e descobrindo suas próprias capacidades é algo extremamente gratificante. A evolução é gradual, mas quando ela acontece, o impacto é profundo e duradouro.“