*por Tamires Von Pfeil, nutricionista clínica comportamental e pediátrica 

´´A nossa casa educa. O conceito de ambiente preparado na pedagogia montessoriana parte do princípio de que proporcionar à criança um espaço simples, acessível, organizado e, principalmente, seguro irá prover os meios para um desenvolvimento com o máximo de independência.

Já pensou se, ao invés de corrigirmos a criança, corrigíssemos o ambiente? Assim, a criança pode se desenvolver com liberdade e autoconfiança. A base da pedagogia montessoriana, que é a observação, só é possível pela criação desse ambiente, livre de situações que ameacem a vida e que permitam uma exploração genuína.

O ambiente preparado ensina à criança a fazer por si mesma, favorecendo e estimulando a independência. Ele deve ser simples e convidativo, com objetos baixos ou que sejam acessíveis através de um banquinho ou torre de aprendizagem. Esse ambiente é geralmente criado com atividades do cotidiano disponíveis, como, por exemplo: descascar uma banana ou ter uma caixa de lenços de papel para que a criança possa assoar o próprio nariz, tudo dependendo da idade.

Como nutricionista infantil, não posso deixar de mencionar que a nossa casa é o principal ambiente para alimentar uma criança. Esse espaço envolve os alimentos disponíveis e a relação das pessoas com a comida. A alimentação deve ser um momento de experiências positivas, aprendizado e afeto. O ambiente familiar deve proporcionar interações, ser seguro e acolhedor, fortalecer vínculos da criança com os demais membros da família e propiciar uma alimentação adequada e saudável. As relações de afeto, a segurança e a nutrição são fundamentais para o desenvolvimento integral da criança.

A importância do ambiente preparado na vida de uma criança em pleno crescimento não se resume apenas aos resultados no desenvolvimento, mas também ao respeito que ele proporciona. Encerro com 3 sugestões que podem te ajudar a dar o ponta pé inicial.

– retirar objetos e decorações frágeis do alcance da criança, substituir por instrumentos musicais e livros por exemplo;

– frutas higienizadas disponíveis em uma prateleira ou mesa baixa;

– ter um banquinho tipo mocho para a criança ter acesso a superfícies mais altas