*por Mariana Nunes, diretora da Escola Bambu Montessori, de São Carlos-SP

A área sensorial é uma das quatro áreas de uma sala com crianças de 3 a 6 anos. O ser humano aprende com os sentidos, e a criança de 0 a 6 tem os sentidos muito aguçados. Então, Montessori pensou na área sensorial como sendo uma das quatro nesta sala na chamada casa da criança.

A área sensorial tem materiais que atendem aos cinco sentidos básicos, além de ser preparação de geometria e de botânica. Dentro dessa área, como nas outras também usamos materiais bonitos e atraentes. Recomenda-se que eles estejam sempre em boas condições, completos – como a torre rosa, com todos os cubos que a compõe. Tudo bem atraente, como os materiais das outras áreas.

São materiais, como das outras áreas de linguagem matemática, têm um controle de erro, ou seja, a criança percebe que tem algo diferente, errado e ela mesma vai percebendo e se corrigindo.

Estes materiais isolam uma qualidade, um sentido. A torre rosa, por exemplo, é toda da mesma cor e o foco ali é a dimensão. Ali, o que se quer chamar a atenção, são os cubos tridimensionais. Não há um material que chame a atenção para duas características, ou é a cor, ou é o som, ou é a forma… O foco é sempre em um dos sentidos, para que a criança perceba isso, sem que seja preciso falarmos isso para ela. Ao usar uma, duas, três, várias vezes, ela consiga perceber o que se quer trabalhar. Claro que não é consciente, então ela vai ver que o cubo tem do maior para o menor, que a escada marrom vai mudando em duas direções, diferentemente da torre rosa. Embora a criança não saiba o que são duas ou três dimensões, ela entende. Ela olha o material e percebe que há uma mudança de uma peça para outra. Umas mudam mais, outras menos… Depois ela vê os color tablets ao parear as cores. As primárias e depois comparar claras e escuras na terceira caixa… A criança vai percebendo sensorialmente as mudanças e o que ali se pretende trabalhar.

São materiais bonitos e atraentes, que chamam a atenção até em sua organização na estante, dos mais simples aos mais complexos. Ou cada área, ou sentido, sendo organizado pelos materiais, que trabalham o olfato, o gosto, os que tem cilindros de temperatura… Caixas de madeira, metal, materiais ásperos e lisos. Uma área que atrai muito as crianças e diferente de outras. É uma novidade para as crianças, verem este materiais.

Os benefícios desta área estão no atendimento da maneira com que a criança trabalha, aprende e explora os diversos materiais utilizando os seus sentidos, que já são bem sensíveis. Esta sala atende a sensibilidade da criança de 0 a 6, que vai explorando de forma sensorial os cinco sentidos através destes materiais. E é muito importante que ela possa ter seus sentidos trabalhados numa área além da natureza. Interessante Montessori ter criado uma área que trabalha os sentidos, trazendo esta experiência para ascrianças, na maneira de usar este materiais, com a experiência de cada sentido nestes materiais.

As atividades sensoriais Montessori são uma parte fundamental do método desenvolvidos por Maria Montessori. Essas atividades têm como objetivo estimular os sentidos das crianças, proporcionando experiências sensoriais ricas e variadas que contribuem para o desenvolvimento cognitivo, emocional e motor. As atividades sensoriais Montessori são projetadas para serem realizadas de forma autônoma pelas crianças, permitindo que explorem o mundo ao seu redor de maneira ativa e independente.

Outro benefício das atividades sensoriais Montessori é a promoção da concentração e atenção das crianças.