Recentemente aporesentamos aqui o projeto Educa Fora da Caixa, que está levando o Método Montessori a espaços de educação infantil na periferia de São Paulo, em uma parceria com a secretaria de educação da capital paulista. Nara Trindade, 37 anos, é formada em Pedagogia desde 2016. Pós-graduada em Alfabetização e letramento, ela é professora de um Centro de Educação Infantil – da rede pública de ensino de São Paulo – participante do projeto, que acaba de criar um espaço Montessori, e quis dar seu depoimento sobre o projeto. Confira!

´´Além da pós concluída em Alfabetização e letramento, agora estou cursando uma de ´Prática na Educação Infantil com ênfase na inclusão e desenvolvimento motor´. Já tinha ouvido falar sobre o método Montessori na faculdade, mas por um longo período não me aprofundei na abordagem.

Neste ano de 2024, o CEI em que trabalho adotou um espaço Montessori, no qual nos inspiramos na metodologia de Maria Montessori. Através dos Cantinhos Montessorianos, pensamos em oferecer uma educação individualizada e respeitosa, no qual os bebês e crianças têm a liberdade para explorar e aprender com suas habilidades e interesses, em um ambiente cuidadosamente preparado. Os “Cantinhos Montessorianos” são significativos. Promovendo o desenvolvimento integral da criança, estimulando a autoconfiança, concentração e autodisciplina.

Encontramos desafios em adaptar os espaços adequados com materiais sensoriais e manipulativos requerendo estudos no momento de separá-los para que haja uma exploração de qualidade para os bebês e crianças. Garantir que cada criança receba atenção personalizada é um desafio constante.“