Formada em Letras com Licenciatura Plena em Português, Inglês e Literatura, Danielle Bierhals Tuchtenhagen, 37 anos, mora em Camaquã-RS e atua desde 2008 na rede pública de educação do município de Cristal-RS. Já foi professora de Língua Portuguesa e Séries Iniciais e atualmente é vice-diretora da Escola Municipal de Educação Infantil Primeiros Passos. Pós-graduada em Direção, Supervisão e Orientação Escolar, Danielle é também estudante e aprendiz do Método Montessori. Confira!
´´Minha aproximação com o Método Montessori começou com a troca de experiências com minha tia Eliane Bierhals, professora na rede pública de Camaquã-RS. Ela trabalha há 12 anos com a metodologia e desenvolve um trabalho incrível com os bebês.
Inicialmente vi Montessori apenas como mais um método de ensino, um “jeito diferente de dar aula”. Então, em 2013 resolvi pôr em prática algumas inspirações possíveis de se realizar com minha turma de pré-escola: criei espaços diferenciados por áreas, passei a trabalhar com algumas atividades em bandejas, etc.
Durante um longo período fiquei fora da sala de aula da educação infantil. Retornei em 2020 para uma turma de maternal na EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) da cidade. Infelizmente fomos assolados pela pandemia da Covid-19, o que mudou radicalmente a vida de todos nós, modificando inclusive as atividades escolares, que passaram a ser remotas. Em 2021, passei a supervisão da EMEI e recebemos a proposta da Secretaria de Educação de começarmos a estudar e fazer formações com o professor mediador Sergio Portella, pedagogo e especialista em Educação Montessoriana de 0 a 6 anos.
A ideia central da proposta era que nós, como escola, pudéssemos desenvolver e preparar as crianças para a vida. Os encontros online foram fundamentais para a melhoria de nossa prática docente, buscando o desenvolvimento da autonomia dos nossos alunos e os deixando como centro de aprendizagem. E, também, mostrou que eu nada sabia sobre a metodologia, tampouco sobre os materiais montessorianos. E assim, iniciei uma linda jornada de aprendizagem!
Os estudos seguiram nos anos seguintes, com visitas em escolas, troca de experiências com professoras como a Cristiane de Ávila com suas formações e inspirações da página AprenderMontessori, participações em lives com grupo de estudos da Federal de Pelotas. Pude, enfim, compreender que Montessori, muito mais que um método, é uma filosofia. E que a principal mudança deveria vir de dentro para fora em minha vida de educadora. Precisava pensar Montessori para conseguir fazer Montessori na escola. Transformar minha forma de fazer educação e nosso ambiente de forma respeitosa para todas as crianças, afinal, Montessori pode sim ser para todas elas!
Maria Montessori dizia que ´a verdadeira educação é aquela que vai ao encontro da criança para realizar a sua libertação`. E assim a EMEI Primeiros Passos iniciou suas atividades com turmas de pré-escola em 2010. Em abril de 2019 passou a atender seus alunos na sede própria que fora inaugurada e passou a atender a etapa de creche também. Em 2021, em período semipresencial, começamos a trabalhar com inspirações Montessorianas na escola, preparando nossas crianças para a vida diária, bem como tornando a sua estadia dentro do ambiente escolar mais atrativa e significativa.
Nossas atividades abordando temáticas variadas possibilitam que as crianças construam seu conhecimento dentro da sua área de interesse. Isso permite que elas criem vínculos e conexões que façam sentido tanto agora, ainda pequenos, quanto no decorrer da sua trajetória escolar e até mesmo durante sua vida como um todo. Segundo Montessori, a missão do adulto é ajudar a criança a ´agir por si mesma, pensar por si mesma, querer por si mesma`. Assim tem sido nossa caminhada Montessori: guiar, estimular, entender, auxiliar e promover estímulos para nossas crianças se desenvolverem de forma livre e feliz, conquistando a independência física e mental.
´Para ajudar uma criança, devemos fornecer-lhes um ambiente que lhes permita desenvolver-se livremente`, disse Maria Montessori. Desde seu nascimento, a criança é essencialmente esponja que absorve todo conhecimento do mundo ao seu redor. E embora elas nasçam aprendizes, ajudá-las com um ambiente eficaz as auxilia a atingirem seu pleno potencial. Acredito que este tem sido o meu papel como vice-diretora totalmente pedagógica – como uma amiga falou. Preparar o ambiente e os espaços educativos para que todos dentro da EMEI convivam, partilhem e despertem para o aprender e se libertem.
Procuro sempre trazer sugestões e discutir ideias que trago de formações e dos Congressos Montessorianos de que participo. Acredito que trabalhando uma metodologia voltada para o desenvolvimento pessoal teremos crianças mais maduras, criativas e socialmente adeptas. Nossa maior dificuldade (obviamente que podemos também citar a organização espacial e a confecção dos enxovais que está crescendo aos poucos) é nossa mudança interior. Mas no momento que mudamos a nossa forma de pensar e passamos a acreditar e defender a filosofia, todos ao nosso redor passam a acreditar juntos e fazer, pois percebem o ganho incrível que nossas crianças passam a ter em seu desenvolvimento integral. E a maior prova disso é quando chegam até nós alguns pais e falam sobre a mudança de comportamento e o crescimento que seus filhos têm depois que passaram a frequentar nossa escola.
´Semeie boas ideias nas crianças, mesmo que elas não entendam, os anos se encarregarão de decifrá-las em seu entendimento e fazê-los florescer em seu coração`, dizia Maria Montessori. E é esse o nosso maior desejo… ´de que floresçam no universo seres humanos formados integralmente através de uma educação para a vida!`
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