A juventude de Eduardo Hensel Batista – 22 anos –  foi uma mola propulsora do seu sonho, que acaba de virar realidade. Ao conhecer as ideias de Maria Montessori, mergulhou no estudo do método através de livros e dos cursos de Gabriel Salomão no Lar Montessori. Eduardo acaba de abrir as portas do CEI Montessori Verde Vale, em Blumenau-SC.

´´Meu primeiro contato com Montessori foi há três anos, quando buscava uma metodologia de ensino que fizesse sentido para mim. Me recomendaram conhecer a obra de Maria Montessori. Assim o fiz!

Logo que iniciei meus estudos do método, percebi o quão profunda e embasada era esta metodologia. Baseando-se em extensos estudos e casos práticos, mas sem deixar de lado os processos científicos, tudo aquilo fez muito sentido pra mim.

Além disso, percebi que se hoje trabalho com isto é por que acredito que esta formação será capaz de mudar a forma pela qual enxergamos o mundo e como o enxergamos. Sempre partindo dos olhos das crianças a construção do adulto. A educação é, em minha visão, a maior força transformadora no mundo hoje, capaz de alterar sociedades completas. E é a única forma capaz de trazer bem-estar e prosperidade a todos.

Em relação à escola, como toda jornada, ela está ainda acontecendo de forma intensa. Comecei enfrentando grandes pedras no caminho, pois além de minha clara necessidade de estudo, que até hoje persiste, tive que solucionar um grande desafio: o financeiro. Não é fácil conseguir os recursos necessários para se iniciar um trabalho como este, dentro dos padrões de excelência em que acredito. Mas avançamos em muitas etapas! Acredito que temos muito espaço a para crescer.

Mas apesar de todo o trabalho, do desgaste físico e mental, é uma felicidade enorme ver as crianças por aqui caminhando, falando, comendo, reconhecendo vozes, sons, espaços e ambientes… São capacidades nativas das crianças, e partir delas, construímos uma educação com base na sua exploração livre, na interação com os trabalhos, matérias e colegas, dando-lhe a oportunidade de errar e de corrigir o erro.

Uma construção que se baseia nos mecanismos mais básicos do ser humano, na construção de seu conhecimento por meio de sua própria vivência. Não é possível transferir aquilo que sabemos, mas podemos preparar um ambiente e auxiliar a criança a ter experiências que a desenvolvem e a façam crescer

E o erro, na educação das crianças, é por vezes a melhor ferramenta e o melhor amigo daqueles que sabem aproveitar estas oportunidades. Tem sido fundamental trabalharmos estes pequenos erros no dia-a-dia, não somente ensinando a se comportar e como fazer isso ou aquilo, mas principalmente a construir a capacidade de resolver problemas equilibradamente. Neste caso, trabalhamos o emocional intensamente ao redor destas dinâmicas, o que garante o equilíbrio e bom desenvolvimento da criança.“