Edileuza Nato da Silva Rego, 55 anos, é pedagoga pós-graduada em ciências naturais, libra – língua de sinais – e especialista no método Montessori. Em Brasília onde mora, estabeleceu sua experiência com o método. Primeiro trabalhando em uma escola montessoriana, depois criando um centro de atendimento escolar com base nos princípios montessorianos. Confira!

“Meu primeiro contato com o Método Montessori foi em 2009. Sempre trabalhei em escolas tradicionais, até ser convidada a conhecer uma escola Montessori em Brasília. Apaixonei-me pelo método, fui convidada a realizar um estágio e, ao perceber que era com esse método que queria continuar, trabalhei por 12 anos nessa escola.

Ao conhecer a escola Montessori durante o estágio, mergulhei em um universo fascinante de aprendizado. A independência das crianças, a liberdade guiada e o respeito pelo ritmo individual de cada aluno foram como uma revelação para mim. Nesse ambiente, percebi que o Método Montessori não era apenas uma abordagem pedagógica, mas uma filosofia que despertava a verdadeira paixão pelo aprendizado.

Em relação ao Método Montessori, iniciei com um curso de extensão e concluí uma pós-graduação. Além disso, participei de diversos cursos de formação oferecidos pela ABEM (Associação Brasileira de Educação Montessoriana). Essa trajetória fortaleceu minha compreensão e prática do Método Montessori.

E assim nasceu o CMAE (Centro Montessori de Atendimento Escolar), como resultado de uma convicção que cresceu ao longo dos anos. Bem antes de parar de trabalhar em escolas, eu já expressava o desejo de continuar com o Método Montessori após minha aposentadoria. Logo após me aposentar, abri o CMAE, um centro dedicado ao atendimento, reforço e acompanhamento de crianças, com base nos princípios do Método Montessori.

O impacto do Método Montessori na minha vida é profundo, principalmente no aspecto da formação. Percebi a necessidade de estudar intensamente, não apenas para meu benefício, mas também para compartilhar esse conhecimento com outras pessoas. Inicialmente focado no trabalho direto com crianças, hoje o CMAE evoluiu para oferecer formação através de cursos a pais, professores e escolas, atendendo de forma presencial e online, não apenas em Brasília, mas em todo o Brasil.“