A pedagoga Eliane Bozio tem mais de 40 anos de estudos, formação e pesquisa em Montessori. É especialista em Educação Montessori, psicopedagogia, neuroaprendizagem e transtornos do aprender, neurociência e psicomotricidade.

Palestrante, Professora Formadora da ABEM e Coach Montessori, Eliana é atual vice-presidente da OMB e coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais da Escola Monteiro Lobato. Ainda desenvolve aplicativos montessorianos e de treinamento. Uma experiência que começou em 1982, na Mooca, São Paulo, e em 1983 com Talita de Almeida, através da Associação Brasileira de Educação Montessoriana (ABEM) e no exterior com AMI.

Recentemente, entre 21 e 23 de setembro, Eliana Bozio esteve à frente da organização do Congresso Montessori, com o tema ´´Imaginação, inteligência e emoção“. Participaram do evento educadores de escolas particulares e públicas, com destaque para as escolas públicas do Rio Grande do Sul, que teve pela primeira vez uma participação expressiva no evento. Confira!

´´O Congresso começou a ser pensado no início da gestão atual, em 2021. O tema “Imaginação, Inteligência e Emoção” foi discutido por toda equipe da diretoria e da Comissão Científica da Organização Montessori do Brasil (OMB).

Como era um Congresso, não pensamos na realização de oficinas. Precisávamos que todos estivessem juntos em todas as palestras e mesas redonda propostas. Tivemos ainda no início de cada manhã, apresentação de trabalhos científicos que foram inscritos e passaram pelo crivo da Comissão Científica. Foram riquíssimas manhãs de pesquisa.

Tivemos um grande engajamento, com participantes de todo o Brasil e exterior. Escolas públicas também tiveram grande representação nesta edição do Congresso, além das escolas particulares associadas ou não a OMB e profissionais liberais como pedagogos, fonoaudiólogos, psicomotricistas e estudantes de pedagogia e neurociência.

Foi gratificante ver um público diversificado pensando, estudando e com vontade de conhecer mais sobre Montessori, promovendo qualidade em suas escolas e proporcionando a paz. Montessori tem despertado interesse de muitos jovens, pais e educadores. Em nossos encontros criamos vínculos duradouros e encontramos pessoas que iniciaram seus estudos montessorianos na década de 60 ou 70.

Todos os anos promovemos um encontro exclusivo para associados da OMB, que é um pouco menor, com oficinas. Sempre em uma escola montessoriana anfitriã, e neste ano de 2023, a escola que nos recebeu foi a Escola Montessori Dei Bambini e a Elementare Ensino Fundamental Montessori, em Farroupilha – RS“.