Andrea Adjuto tem 60 anos, 42 deles dedicados à educação. Conheceu o Método Montessori na prática em sua primeira experiência profissional, logo depois de ter terminado o Curso Normal. Há 22 anos fundou a Montessoriana Escola Infantil, em Brasília-DF. Escola que em 2016 foi escolhida pela Organização Montessori do Brasil para receber o IX Encontro de Educadores Montessorianos. Confira!

´´Sou da época do “Curso Normal”, do qual me orgulho muito. Foi o alicerce da minha formação acadêmica. Cursei pedagogia na UDF e ao longo desses 42 anos na educação, aprimorei meus conhecimentos em cursos, congressos, seminários e encontros voltados para a educação, especialmente para o desenvolvimento da criança na primeira infância.

Assim que conclui o curso normal, fui convidada pelo meu tio, Frei Lamberto, para trabalhar na escola que dirigia e que adotava o Método Montessori na sua proposta pedagógica. Conhecia Montessori apenas dos estudos voltados para os grandes educadores. Aceitei o desafio e comecei como assistente, que foi muito válido pois tive tempo para me familiarizar com toda a estrutura da escola e as particularidades do método.

No ano seguinte, recebi minha primeira turma, crianças de 4 anos. Foi apaixonante e bastante desafiador, por que precisei estudar, pois muito tinha que aprender. Encantei-me por todo o processo e não conseguia mais me ver longe de Montessori. Minha trajetória em sala de aula foi curta, logo me convidaram para assumir a coordenação pedagógica da escola, que foi outro desafio, porém já estava mais segura e com o conhecimento no método mais aperfeiçoado. Posteriormente, já fazia parte da diretoria.

É fascinante a capacidade que o Método Montessori tem de promover a autonomia e a liberdade individual, sempre respeitando os limites do desenvolvimento natural das habilidades físicas, sociais e psicológicas da criança.

Com o falecimento do meu tio, me vi órfã e sem interesse de continuar na escola. A nova proposta não me agradou, pois se distanciava dos ideais Montessori. Era hora de iniciar um novo ciclo, com a abertura da minha escola, a Montessoriana Escola Infantil, que esse ano completou 22 anos.

É impactante o quanto o Método Montessori tem um olhar diferenciado para a criança e o respeito incondicional para com ela. E um desafio, extremamente significativo, é a conscientização de toda uma sociedade, de que precisamos “educar para a paz”. Em contrapartida o dia a dia em uma escola Montessori nos dá a certeza de que estamos preparando a criança para a paz e que é, sem dúvida, a grande responsável pelo futuro e pelo homem do bem.

O ambiente Montessori é encantador, e leva a criança a um processo de normalização, de organização. A leveza traz uma paz para o ambiente de trabalho e proporciona uma concentração sem esforço, natural e plena.´´