Nutricionista clínica comportamental e pediátrica, Tamires Von Pfeil, tem 31 anos e moro em Pelotas-RS.  Profissionalmente, sua prioridade é estudar comportamento humano e disseminar educação nutricional para adultos e crianças. Algo que hoje faz sob influência do que estudou no Método Montessori. Confira!

´´Meu primeiro contato com Montessori aconteceu nas redes sociais lá por 2014. O o Instagram estava recém começado e eu seguia uma mãe, acho que americana que aplicava em casa.

Eu ficava maravilhada pela independência e habilidade de criança, uma menina que devia ter uns dois anos de idade. Eu ficava imaginando ser quase algo impossível para uma criança tão pequena. Eu nunca mais esqueci, e guardei comigo o desejo de um dia, estudar sobre Montessori.

Fiquei por anos imersa na minha profissão e na carreira de nutricionista, mas quando chegou o momento de ter meu bebê isso tudo voltou. Decidi que era hora de estudar sobre o tema e foi grávida do meu menino, em 2021, que li ´´O bebê Montessori e a criança Montessori“, da Simone Davies. Conheci o Lar Montessori e esse foi só o começo de um desejo de aprender mais e mais.

Comecei engatinhando, aos poucos, e fui proporcionando para ele um ambiente preparado, colocando em prática tudo o que aprendia e seguindo seus interesses. Sou nutricionista e na teoria eu já sabia tudo, mas estudar Montessori me proporcionou aprender muito sobre como uma introdução alimentar pode ser leve e guiada pela criança.

Acho que isso é o básico e hoje meu menino, o Antônio, está com um ano e oito meses e seguimos a metodologia na nossa rotina, com muita participação nas tarefas do dia-a-dia, rotatividade de atividades, etc.

Agora é o meu filho que está quase com a idade da menina que eu seguia quase uma década atrás e vejo o poder que tem uma criança quando devidamente encorajada. Compartilho algumas coisas nas redes sociais como forma de inspirar pessoas como um dia fui inspirada.

Aplicar as filosofias da metodologia como liberdade, autonomia e dar escolhas para ele só nos proporcionou tranquilidade. O impacto de ver ele como parte da família, um ser funcional trouxe paz para o meu maternar. Eu sempre digo que eu não sei ao certo como seria se fizesse diferente e não colocasse em prática o método. Isso hoje é impossível de visualizar. Tem uma frase que representa como me sinto: “A mente que se abre a uma nova ideia jamais voltará ao seu tamanho original”, de Albert Einstein.

Posso dizer sem dúvidas que Montessori não me mudou apenas como mãe, me mudou como ser humano. Acredito que estamos em constante evolução, hoje tenho a oportunidade de ver crescer meu filho, aprender com ele e evoluir. Montessori nos ajuda a compreender a criança para além do amor e vínculo que já temos incondicional.

Não crio grandes expectativas com relação ao futuro, de verdade não penso nisso com frequência. Apenas me concentro no fato de estar educando o nosso futuro como humanidade e desejo estar proporcionando o necessário para ele ser e fazer o que quiser.

Sou nutricionista clínica comportamental e pediátrica. No caso, minha prioridade é estudar comportamento humano e disseminar educação nutricional para adultos e crianças. Através da metodologia também tive a oportunidade de visualizar melhor como é possível através de um adulto preparado, nutrir respeitosamente. Seguir a criança, os períodos sensíveis e o seu instinto exploratório proporcionam ensinar a criança com mais facilidade a comer com alegria. Aumentando assim seu repertório alimentar, além de compreender o que é alimento, sinais de fome e saciedade.“