A professora Claudia dos Santos Soares, 50 anos, tem formação em História, com bacharelado e licenciatura pela UFRJ e pós-graduação pela UFF.  Participou de alguns congressos montessorianos pelo Brasil e também fez pós-graduação em Psicopedagogia e Educação Especial e Inclusiva, além de um curso de extensão em educação básica, com foco no novo ensino médio. Confira!

´´A primeira vez que ouvi falar em Maria Montessori foi na graduação na UFRJ. Após o bacharelado em história, fui fazer licenciatura e em uma disciplina de pedagogia falamos sobre os grandes nomes da educação e assim conheci, superficialmente, o sistema Montessori.

Em 2003, quando buscava uma oportunidade de emprego próximo a minha residência, enviei meu currículo para a Meimei Escola Montessoriana e após duas entrevistas fui contratada como professora de história para o ensino médio. Iniciei assim minha jornada na escola há 20 anos.

Ao longo desse tempo aprendi sobre a importância de respeitar as especificidades, de valorizar o emocional, de saber escutar e observar. Entendi também que o ambiente preparado é fundamental para o desenvolvimento do indivíduo, seja ele criança, jovem ou adulto. Percebi também, que o acolhimento, carinho e compreensão são capazes de realizar verdadeiros “milagres”.

Como professora, hoje coordenadora de escola montessoriana e mãe de aluno montessoriano, vivencio constantemente o poder de uma postura agregadora e humilde, que busca trabalhar e oferecer possibilidades de autonomia e proatividade com maior assertividade. Esse comportamento me permite ver a vida com mais empatia e sentimento de pertencimento, entendendo assim que toda ação tem sua consequência e que buscar sempre o meu melhor é uma forma de contribuir, para que os ambientes em que vivo, sejam mais equilibrados e saudáveis.

Enfim, Montessori foi uma descoberta e é uma construção constante, um verdadeiro divisor de águas.“