Aos 34 anos, Audrey Barata celebrou recentemente em Salinópolis-PA, o primeiro ano da Little Children, escola de inglês  com base no Método Montessori para a primeira infância. Graduada em Comunicação Social pela Universidade da Amazônia – UNAMA;  e Letras, com habilitação em Língua Inglesa pela Universidade Federal do Pará – UFPA, Audrey fez ainda uma pós-graduação em Educação Bi-Multilingue pelo Instituto Singularidades. Confira!

“A frase ‘procura a Deus antes de tudo, e tudo o mais virá como acréscimo, superabundantemente’, é sem dúvida, a base de nossas convicções, fundamentadas sobre fatos”. MONTESSORI, Maria. A descoberta da criança. p.70.

´´Há pouco mais de seis meses para o fim da minha graduação em Letras na Universidade Federal do Pará, uma colega de curso enviou para o grupo de whatsapp da turma, um anúncio de contratação para uma escola bilíngue de Educação Infantil MONTESSORIANA em Belém. Esse foi meu primeiro contato com o método montessoriano, até então ignorado pelos meus professores universitários. A proposta para trabalhar surgiu e, desde então, a rotina de estudos e aprendizados sobre o método só aumentou. Cristã desde o nascimento, me chamou atenção a maneira como Maria Montessori sempre relacionava passagens bíblicas ao seu método científico. E, com pouco mais de 4 anos de experiência na escola, nascia o sonho de associar todo esse aprendizado à uma escola confessional.

“… procuremos interpretar a alma simples dos primeiros discípulos de Jesus, quando O ouviam falar de um Reino de Deus, supremo, poderoso, além de tudo o que se possa conceber sobre a Terra. Ocorrendo a um dos discípulos imaginar como poderiam ser grandes nesse Reino, perguntou-lhe com ingênua curiosidade: ‘Mestre, como será o maior de todos, no Reino dos céus?’. Cristo, acariciando a cabeça de um pequeno que O observava maravilhado, responde: ‘Quem se puder igualar a esta criança, esse será o maior no Reino dos Céus’. MONTESSORI, Maria. A descoberta da criança. p. 23

Todos os anos de experiência em uma sala de aula montessoriana, me mostraram a eficácia do método e, o quanto ele torna a aprendizagem mais significativa e colaborativa. E por que não associar todos esses materiais a um ambiente confessional?

Esses questionamentos, sonhos e anseios, associados a pessoas que confiaram no meu trabalho e proposta pedagógica, foram o impulso e torcida necessários para que, no início de 2022, a LITTLE CHILDREN – Escola de Inglês Cristã – nascesse no município de Salinópolis-Pa. Em seu livro “A descoberta da criança”, na página 28, Montessori fala sobre o que deveria ser o papel do adulto/educador: um “guia carinhoso e esclarecido, orientando pelo caminho reto e seguro que leva ao Reino dos Céus”.

Na época em que li o livro, lembro de ter ficado surpresa e, ao mesmo tempo maravilhada com a compreensão dela do que deveria ser a prioridade dos pais e professores ao educarem suas crianças, aquilo que deveríamos buscar e ansiar com mais esforço, para que, tudo o mais nos fosse acrescentado: o Reino dos Céus.

Durante toda a minha jornada como professora cristã bilíngue, me dediquei a ler os livros publicados por Maria Montessori, fiz vários cursos online, viajei para Congressos, sempre tendo o cuidado de pesquisar e ‘buscar na fonte’, pois, com a ‘popularização’ do método, muito do que foi dito e escrito por ela tem se perdido. E, em todos os cursos, congressos, palestras que ouvi, nenhum fez a associação e/ou ninguém a associa como uma educadora cristã (fato este que pode ser mais do que comprovado lendo seus livros e estudos na área).

Minha experiência com o método tem sido satisfatória e, a busca por mostrar que a Educação Cristã, associada ao método, trará inúmeros benefícios à aprendizagem da criança, tem sido um dos meus objetivos. Não se trata de ignorar as áreas de desenvolvimento e ‘matérias’, como vemos em métodos educacionais tradicionais, MAS, de mostrar e ensinar sobre o mundo ao nosso redor, e, mostrar às nossas crianças que, tudo está relacionado e tem ligação com Aquele que criou todas as coisas. Ensinar e mostrar respeito, empatia e amor ao próximo.

“Vivemos numa época em que a maioria nos diz que a verdade é relativa; observamos diariamente o resultado desse fato em jornais e programas de televisão. O caos e a confusão saturam o dia-a-dia do ser humano. Como cristãos, acreditamos haver uma âncora, um fundamento sólido na verdade: a Palavra de Deus. Michael D. Epp.

Há pouco celebramos um ano de LITTLE CHILDREN, e, atualmente, trabalhamos com crianças da Educação Infantil e Fundamental 1. Ao longo desse ano temos visto o cuidado de Deus e, a procura dos pais e responsáveis pelo método, materiais e metodologia de ensino foi mais do que surpreendente. Maria Montessori, através de seu método e anos de pesquisa e dedicação na área, contribuiu para que esse sonho, hoje, tenha se tornado realidade.

Finalmente entendi meu papel como educadora cristã, e, um dos motivos para esse entendimento, vem das próprias palavras de Maria Montessori:

“… uma vez que todos são pais e mães e muitos são professores e guardiães das crianças, a acusação se estende ao adulto: à sociedade responsável pelas crianças. Essa acusação surpreendente tem algo de apocalíptico; é misteriosa e terrível como a voz do Juízo Final: O que fizestes das crianças que te confiei?”. MONTESSORI, Maria. O segredo da infância. p.23.´´