Isabela Evangelista tem 36 anos e mora em Balneário Camboriú-SC. Apaixonada pelo Método Montessori, ela não abre mão de ter os filhos escolas montessorians. O mais velho, hoje com 7 anos, ficou dos oito meses até os seis anos e o caçula, com dois anos e oito meses estuda atualmente na mesma escola.

A base do sistema educativo de Maria Montessori é a “atividade independente”, sugerindo que a criança é o que é, não por causa dos professores e professoras que teve, mas pelo que realizou, ela mesmo, ou seja, o desenvolvimento da criança somente acontece a partir da liberdade autônoma e independente da criança.

De uma forma geral, a essência da educação Montessori é romper a ideia de que as crianças são seres incapazes e dependentes dos adultos, oferecendo a cada criança um ambiente no qual ela possa desenvolver habilidades e hábitos para uma vida mais autônoma.

E como será que tudo isso impactou a vida de Isabela e de seus dois filhos? Confira!

´´Sou uma apaixonada pelo Método Montessori! Amo o respeito à criança como ser humano e à sua individualidade, como preza Montessori.

Para mim, não existe outra maneira de educar uma pessoinha que não essa. Na escola montessoriana meu filho deixa de ser apenas mais uma criança no colégio para ser a criança no colégio. Ali eles não são apenas números. Sinto que a sua identidade é muito respeitada quando seus gostos, suas opiniões, seus desejos e sua visão de mundo são considerados.

Estudar em uma escola assim tornou meu filho alguém que respeita as diversidades, as diferenças e os sentimentos dos amigos. Não digo que ele não aprenderia isso dentro de casa ou em alguma outra escola de linha tradicional. Entretanto, sei que com Montessori esses ensinamentos ultrapassam a teoria e são de fato colocados em prática. Me sinto realizada por poder oferecer uma educação assim para eles. Estudar em uma escola montessoriana é um privilégio!“