Montessori na rede pública de ensino ainda não é algo comum no Brasil. Em Camaquã-RS o método está presente há mais de uma década. Ouvimos Cristiane Lopes, da assessoria pedagógica da Secretaria Municipal de Educação. Confira!

´´O município de Camaquã adota, desde 2009, a Metodologia Montessoriana na Educação Infantil da Rede Pública Municipal. Inicialmente, a implantação desta metodologia foi nas escolas de Educação Infantil, e com o passar dos anos, conforme seu fortalecimento na rede iniciou-se o processo de implantação nas escolas de Ensino Fundamental (na maioria situadas na zona rural do município) que ofertam, também, matrículas na Pré-escola (níveis I e II).

No início desta implantação a mantenedora investiu em muitos cursos acerca da Pedagogia Montessoriana para todos os professores da rede, bem como visitas inloco em instituições tipicamente montessorianas situadas em outros municípios. Foi realizada, também, a aquisição de materiais específicos desta metodologia, os quais foram encaminhados para as escolas.

Muitos foram os desafios durante a jornada que contemplou esta implantação. Entre eles, podemos citar a formação constante de professores, que continua sendo fomentada até os dias de hoje em encontros periódicos de estudos e trocas de experiências, a divulgação do trabalho realizado pelas escolas junto à comunidade camaquense, o qual é constante nas redes sociais e no entorno das escolas, e o investimento constante, por parte da mantenedora e das instituições de ensino, de materiais apropriados para a realização do trabalho. Nos últimos dois anos, por exemplo, a Secretaria Municipal de Educação e Desporto renovou o enxoval de materiais tipicamente montessorianos de todas as escolas de Educação Infantil e adquiriu materiais para todas as turmas de pré-escolas situadas das escolas de Ensino Fundamental, a fim de intensificar o trabalho que vem sendo realizado.

Atualmente a Rede Municipal de Ensino de Camaquã atende cerca de 1600 crianças na Educação Infantil, distribuídas em oito escolas de Educação Infantil e em 13 escolas de Ensino Fundamental, que abrangem a Pré escola (níveis I e II).

Ao longo destes anos, observou-se a qualificação das práticas de letramento e o desejo por metodologias que oportunizem aprendizagens ativas e alicerçadas na pesquisa por parte das crianças, o que de certa forma, vem inspirando a práxis docente de muitos professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Por esta razão, a mantenedora tem, também, investido em encontros de formação para os professores alfabetizadores que recebem as crianças que experienciam a Metodologia Montessoriana na Educação Infantil, uma vez que a articulação destas duas etapas se faze cada vez mais necessária, a fim de que a primeira etapa do Ensino Fundamental possa dar continuidade ao processo de aprendizagens ativas já vivenciadas na Educação Infantil.

Por fim, podemos dizer que Camaquã destaca-se como pioneira na implantação da Pedagogia Montessoriana na Escola Pública, fato que tem chamado a atenção de vários municípios da região e também de outros estados brasileiros, como, por exemplo, o Estado de Mato Grosso. No ano de 2022 a Secretaria Municipal de Educação e Desporto de Camaquã recebeu a visita da equipe da Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá a fim de conhecer o trabalho realizado em nossa rede municipal. Camaquã tem recebido, também, a visita de acadêmicos das universidades da região e tem sido referência nos Encontros Montessorianos nacionais, consolidando-se cada vez mais como uma rede que investe na Educação Infantil de qualidade amparada em uma pedagogia respeitosa com as crianças, como é o caso da Pedagogia Montessoriana.´´