Francisca da Rosa, 55 anos, é Pedagoga, especialista em Psicopedagogia, graduada e pós graduada em Psicanálise. Hoje atua como Diretora da Escola Montessori Saber Viver, situada em Balneário Camboriú, Santa Catarina. Confira!
´´Falar sobre o Método Montessori é uma honra, pois é a realização de um sonho. Durante toda a minha experiência educacional sonhava em ter uma escola onde a criança fosse vista e respeitada de acordo com sua singularidade, de forma única. Montessori apareceu de uma forma muito especial, quando ainda estava cursando o magistério, na disciplina de didática estudando sobre as metodologias de ensino.
Ao longo de muita vivência e prática busquei me aprimorar e conhecer mais sobre a metodologia. No decorrer da minha trajetória como educadora fui me descobrindo uma professora Montessori, pois sempre oportunizei os meus alunos a liberdade de escolha, incentivando a autonomia, respeitando a forma com que cada um se posicionava e valorizando-os como indivíduos únicos, preservando sua identidade, acreditando nas suas capacidades e conquistas.
As escolas nas quais trabalhei eram todas com propostas de ensino tradicional. Porém, dentro de mim acendia sempre a luz de Maria Montessori. Meu olhar estava sempre voltado para o ser e não o ter, valorizando o ser na sua totalidade. Após longos anos de atuação na educação infantil, senti o desejo de buscar conhecimento para ajudar as crianças que apresentavam dificuldades de aprendizagem, pois as ferramentas eram precárias nas salas de aula. Decidi buscar uma especialização na área da Psicopedagogia. Passei a atuar na área clínica. Senti o desejo de usar a metodologia Montessori para ajudar os meus pacientes, pois Maria Montessori desenvolveu todo o seu método para as crianças que na época apresentavam dificuldades e patologias.
No ano de 2012 fundamos o Espaço de Convivência Saber Viver, uma clínica que atendia crianças e adolescentes, com eles utilizávamos o método Montessori. O trabalho era fantástico e os pacientes obtinham uma melhora significativa. Com o passar do tempo, a demanda de atendimentos foi crescendo e os resultados estavam sendo positivos. Uma amiga e sócia da clínica, profissional também da psicopedagogia, me encorajou e motivou a expandir todo esse conhecimento do método, e em 13/01/2014 a Escola Montessori Saber Viver ganhou vida.
O projeto educacional foi concebido a partir de várias discussões acerca da educação e suas possibilidades, as quais impulsionaram o forte desejo de tornar realidade uma educação integrativa, que ofereça a criança não só a possibilidade de conquistas intelectuais e cognitivas, mas, principalmente, que lhes dê condições e oportunidade de crescer e de se desenvolver segundo o seu próprio ritmo, em um ambiente com múltiplos estímulos, para aquisição de diferentes habilidades físicas e psíquicas, onde a formação da pessoa possa ser concomitante ao desenvolvimento cognitivo e a experiência de preparação para a vida.
Buscamos conhecer muitas escolas montessorianas, e nos sentimos cada vez mais apaixonados pela escolha. Acredito que Montessori é missão de alma. Poder contribuir na formação de nossas crianças e torná-los seres conscientes e de bem com a vida, preparando-os para os enfrentamentos futuros, sabendo que serão adultos que farão a diferença. Isso é muito gratificante!
Educar para a paz! Este é o princípio norteador de toda a proposta Montessori! Sustentada na máxima Montessori “Ajude-me a crescer, mas deixe-me ser eu mesma”. Um dos obstáculos que encontramos é na formação dos educadores. Precisamos despertar o desejo, sabemos que o método Montessori nos leva à uma auto educação. Está faltando motivação, desejo e consciência. Há muitas falhas no próprio sistema, muito despreparo na área da pedagogia. O investimento precisa ser maior por parte das instituições de ensino. Precisamos levar Montessori ao alcance de mais crianças. A escola Montessori Saber Viver se empenha para uma cultura de paz e de respeito à vida, componentes fortes da filosofia Montessori.“
Deixar um comentário