Maristela Peliçoli Gemerasca, 58 anos, é professora e pedagoga em Tramandaí, litoral do Rio Grande do Sul. Em anos de formação estudou o antigo magistério, especializou-se em ´´Educação Infantil“ e fez pós-graduação em ´´Alfabetização, planejamento e administração escolar“, ´´Método Montessori“ e ´´Psicopedagogia clínica e institucional“. Hoje atua na rede municipal de ensino de Tramandaí, que se inspira no Método Montessori em seu planejamento pedagógico.
´´Meu primeiro contato com o método foi no Instituto Montessori em São Paulo, na Mooca, há 33 anos, quando fiz minha pós-graduação. Encantei-me com as concepções de infância, criança, aprendizagem e avaliação. Identifiquei-me com princípios do método, como autonomia, liberdade, estética, ordem, entre outros. Concepções que definem um perfil de educador diferente do tradicional.
O Método Montessori impacta na construção da personalidade, na capacidade de tomar decisões, de argumentar, de criticar com coerência. Impacta na organização interna e externa do ser. Impacta na criatividade, autonomia e segurança. Uma criança equilibrada, tornando-se um adulto equilibrado, coerente, ponderado, que sabe respeitar o outro.
A prática com o método é encantadora. É uma mudança de vida, de hábitos, de cultura. Ver o desabrochar das crianças, perceber seres tão pequenos sendo respeitadas em seus espaços, em suas escolhas, em suas potencialidades é uma experiência única. O adulto cresce junto. Se equilibra junto. Aprende a valorizar cada progresso do desenvolvimento infantil. O adulto que vivência o método, se modifica a cada dia. Não retrocede. Não sabe ser diferente, depois que vivencia o processo.
E o principal desafio é criar o encantamento no adulto. O método é para qualquer criança, mas não é pra qualquer adulto. É necessário estudo, dedicação, ´´desacomodação“, gosto pelo que faz. O maior desafio é não desistir no processo, e entender que tudo é processo e que mexer com concepções enraizadas não é fácil. Precisamos respeitar os caminhos das pessoas. Umas estão chegando, novinhas, cheias de vontade. Outras estão encerrando seu tempo. É necessário prudência. As pessoas precisam de segurança. Ninguém ama aquilo que não conhece. É preciso uma gestão competente, que tenha conhecimento de causa, carisma. Uma gestão capaz de fazer o encantamento acontecer e a paixão dar lugar ao medo, à insegurança.
A maior recompensa em relação ao adulto é ver os rostos se modificarem, os olhos brilharem. Ver o incrédulo apaixonado, confiante e segurado.
A maior recompensa em relação às crianças é saber que estamos deixando um legado histórico. Oferecer a uma rede pública inteira (sete escolas) uma proposta que hoje é elitizada, privilégio das escolas particulares. Saber que este serzinho que hoje explora “inocentemente” os materiais potentes e se constrói numa proposta, onde a autonomia, a liberdade de escolha, a ordem, o respeito e o equilíbrio são princípios fundamentais, é de extrema importância, pois eles serão os adultos do futuro que nos atenderão nas repartições públicas e privadas, na farmácia, no supermercado, no hospital, no senado, na presidência.
Poder contribuir com a construção de um cidadão ético, não tem preço.“
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