Débora Amorim Batista é diretora da Escola Lar Montessoriano, em Belém-PA. Formada em Pedagogia e Educação Física, ela tem ainda especialização em Educação Especial e Inclusiva; e Mestrado em Pedagogia Montessori e da Criança e Adolescente. Nos últimos 13 anos Débora tem vivido uma experiência com o Método Montessori. Confira!

O destino me levou desde os primeiros momentos do magistério para o Método Montessori. Mesmo com poucas instituições de ensino e sem centros de treinamentos aqui no Norte, driblei com estudos diários e pondo em prática com as vivências em sala de aula. Sempre acreditei nele por ser uma metodologia cientificamente comprovada. É uma educação em que a criança conquista sua própria liberdade para a vida, partindo da autoeducação com um ambiente devidamente preparado.

Dos 13 anos de experiência no método, 10 anos eu trabalhei alfabetizando com o fônico, após esse período me entreguei de corpo e alma na fundação da Escola Lar Montessoriano, a que agora me dedico especialmente na direção escolar e na formação de professores dentro da instituição.

Entre as principais dificuldades que enfrentei, está a escassez na Região Norte de profissionais que me orientassem de forma fiel, falta de instituições de formação e de vivência em Montessori. Precisei muitas vezes ir em busca de conhecimento do dia-a-dia em salas montessorianas em outros estados. Já o desafio entra como uma recompensa, pois a minha missão é poder divulgar Montessori ainda mais na Região Norte e mostrar que Montessori precisar ir além dos muros da escola. É preciso alcançar dentro do lar dos nossos futuros construtores da humanidade e isso estou conseguindo com cada família que atendo.

Acredito que durante a pandemia ocorreu um reconhecimento do nosso método. Os pais viram o quanto ele foi essencial dentro e fora da escola, o quanto que sua criança precisa do concreto, pois, elas são movidas pelo sensorial, pelo movimento, pela vida prática, pela rotina…

Sabemos que no decorrer das gerações, o mundo dita compassos alternados, atitudes diferentes e novas, e mudanças constantes no ser humano, sendo alterações positivas e negativas. Cabe a educação oferecida pelos pais primeiramente, e pela escola formar um cidadão preparando o seu cognitivo, físico, emocional e social, para que ele possa realizar escolhas oportunas para o seu eu.

Um aspecto fundamental do método Montessori é que ele possibilita à criança o pleno desenvolvimento de importantes habilidades para a vida, aproveitando desde os períodos sensíveis, durante a primeira infância. Este período é fundamental para o processo de formação de uma criança com autonomia, que vai em busca de seus próprios ideais, não esperando que outras pessoas ditem como deve ser feito. Aqui no método chamamos de liberdade com responsabilidade, possibilitando maior sensibilidade e respeito com o próximo e consigo mesmo.

Produção de conteúdo: Paulo Prudente