O Colégio Shunji Nishimura fica em Pompeia, no interior paulista. É mantido pela Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia, como fruto do sentimento de gratidão que seu fundador, que dá nome ao colégio e sua família nutrem pelo Brasil. Há mais de 30 anos tem como missão contribuir para a formação global do educando, desenvolvendo suas potencialidades para que ele possa construir seu conhecimento e sua identidade, fundamentados em valores éticos e cristãos, bem como em atitudes morais.

Jucelena Angelo está no colégio desde sua fundação, há 34 anos. Começou como professora do então jardim de infância e hoje, como coordenadora pedagógica, dá suporte aos professores no uso de materiais montessorianos. Confira!

´´Estou no Colégio desde a sua fundação. Fui contratada como professora de Educação Infantil, que na época iniciou com apenas quatro turmas assim denominadas: jardim, pré-escola, 1ª e 2ª série.

Na época, a família Nishimura visitou muitas escolas em busca de uma metodologia que viesse ao encontro do que acreditavam, já que desejavam que o colégio fosse um lugar que, além de transmitir conhecimento, ajudasse a criança a aprender coisas de vida prática, como arrumar sua cama, limpar seu espaço e cuidar de seus pertences.

Em visita à escola Irmã Catarina, em São Paulo, eles viram esta possibilidade. Uma escola montessoriana, onde as crianças trabalhavam com autonomia, liberdade e responsabilidade.

Nós, professores da educação infantil, fizemos uma imersão de 15 dias e conhecemos a metodologia montessoriana. A utilização de materiais, principalmente sensoriais, e a maneira como esses materiais eram trabalhados, promovendo a concentração e a formação de conceitos na vida das crianças. Assim, o Colégio Shunji Nishimura, apesar de não ser uma escola montessoriana, utilizou esses materiais por muitos anos na Educação Infantil, e tem, com o passar dos anos, investido também em outras possibilidades de aprendizagem.

Hoje, como Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e Anos Iniciais, faço parte de uma equipe gestora que busca educação de excelência para todos os alunos, desenvolvendo neles a capacidade de autonomia, domínio e de inovação, transformando-os em cidadãos prontos para o futuro. Vivemos uma realidade em constante transformação, em que o futuro demanda um novo tipo de formação, no qual o aluno seja o protagonista, responsável por sua aprendizagem, desenvolvendo habilidades e competências para uma relação de cooperação com o outro.

E nessa proposta de transformação, em 2020, o colégio ganhou uma nova direção, que comprometida com a excelência vê a necessidade de investir na área de matemática da Educação Infantil e Anos Iniciais, acreditando que é na base que construímos conceitos bem formados.

Foi apresentado aos professores uma proposta de trabalhado com os materiais montessorianos para ajudá-los no trabalho com os alunos em sala de aula. É um investimento do colégio para que tenham contato com outros materiais, adquirindo conhecimento e instrumentos para utilizarem nas aulas de matemática, contribuindo assim, com a aprendizagem dos alunos. A expectativa dos professores com a utilização desses materiais é bem grande.

O curso com materiais montessorianos aconteceu em dois e uma manhã. Foi um tempo de aprendizado e descobertas para os professores, entendendo que conceitos matemáticos podem ser trabalhados desde as crianças pequenas de três anos, por meio da manipulação, da sensação e da experimentação.

Ficou claro que é um material desenhado cientificamente para experimentações em sala de aula, sendo uma ferramenta para desenvolver o conhecimento e o pensamento abstrato da criança, ou seja, o ensino do abstrato por meio do concreto.

O curso focou principalmente no trabalho com as quatro operações e os professores vivenciaram situações de aprendizagem desde a descoberta do número, a relação número e quantidade, a composição e decomposição dos números, o sistema de numeral decimal e as quatro operações de adição, subtração, multiplicação e divisão.

Os professores manusearam os materiais e entenderam os conceitos trabalhados em cada um em específico, podendo agora utilizar em suas aulas, contribuindo na formação dos conceitos matemáticos e no raciocínio lógico dos alunos, garantindo aprendizagem mais efetiva.”

 

Produção de conteúdo, Paulo Prudente