As letras lixa são materiais que Montessori criou após a experiência com crianças na clínica psiquiátrica, pois com elas usou ideia semelhante, a qual descreve no capítulo “A linguagem gráfica”, do livro “A descoberta da criança: Pedagogia científica”, com histórico de como chega ao material que hoje encontramos à venda.
O intuito dele é sensibilizar para o caminho da grafia, mas por que a recorrência da lixa?
“Não é a imagem visual a que traz o máximo de interesse à criança; para ela, é a sensação tátil que conduz sua mão a executar o gesto que, em seguida, será conservado pela memória muscular” (MONTESSORI, M. A descoberta da criança: Pedagogia científica. Tradução de Aury Brunetti. Campinas: Kírion, 2017, p. 212)
A experiência multissensorial possibilita que as relações de movimentos sejam compreendidas mais facilmente, segundo Montessori. O tato, principalmente, pois “serve para fixar, ao mesmo tempo, a memória motora e a memória visual da letra em questão” (MONTESSORI, 2017, p. 208)
Observe a quantidade de tipos de memórias citadas pela autora “ativadas” pelo ato de tocar a letra lixa, algo que já mostra a quantidade de estudos envolvidos em suas explicações. Evidentemente temos muitos motivos para confirmar que o método de Montessori se trata de uma Pedagogia Científica.
Uma parceria com Luiza Destefani (@SerMontessori).
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