Conhecido do grande público como um método pedagógico, o Montessori é muito mais que isso. Pelo menos para quem se dispõe a conhecê-lo a fundo, estudá-lo e trabalhar com ele. Ele passa a estar o tempo inteiro nas ações e na forma de tratar o outro. No interior da Bahia, a psicóloga educacional Mona Ramos atua, através da Contentos Educação, implementando escolas montessorianas no Brasil e ministrando cursos de capacitação para pais e professores. Antes, coordenava o Núcleo de Apoio Psicopedagógico da Faculdade Soberana, onde oferece cursos de aperfeiçoamento no Método Montessori.

“Eram cursos em parceria com formadores de maior relevância no Brasil, como Gabriel Salomão, Sérgio Murilo Portela e Nieke Coppelmans, entre outros. Encontros mensais com o objetivo de expandir a metodologia em nossa região, qualificando professores da educação infantil para empregá-la com respaldo teórico-prático e responsabilidade”, explica Mona, pós-graduanda em Educação Montessori e desenvolvimento infantil e mestre em Psicologia Cognitiva.

 

 

A paixão pelo método Montessori acompanha Mona desde a primeira infância. Ela estudou dos dois aos dez anos em uma escola pública de Uauá, uma pequena cidade no interior baiano.

“Era um projeto lindo, numa comunidade de não mais do que 15 mil habitantes na época. A escola Recanto da Criança, que era pública, com a ajuda dos pais e o desejo incessante da diretora, empregou grande parte do método Montessori e seus materiais a serviço de crianças que tinham escassos dispositivos educacionais e culturais naquela região”, revela a psicóloga, que também atuou na Escola Prisma, em Juazeiro-BA e como coordenadora do Colégio Múltiplo, de Campinas.

 

Hoje, Mona olha para trás e acredita que sua grande estima por aquele espaço escolar, talvez já fosse um amor, ainda inconsciente, por Montessori. Que se tornou intencional quando, depois de formada, foi contratada pela Escola Prisma e passou a ter a real dimensão do valor de Montessori.

“Desde então todos os meus esforços estiveram voltados para minha especialização e militância nessa área. Hoje tenho formação completa no método e pós-graduação em Educação Montessori e desenvolvimento infantil pelo Centro de Educação Montessori de São Paulo. E não há mais um dia que eu não busque aprender algo novo com Montessori, aprender sobre ela é um processo inesgotável”, conta Mona.

 

 

Quem conhece o Método Montessori certamente compartilha dos sentimentos de Mona em relação a todo o conhecimento que ela absorveu ao longo dos anos. Conhecimento, que segundo a psicóloga, iniciou dentro de si uma verdadeira revolução, que provocou mudanças profundas.

“Não falo sobre uma mudança de técnica ou lente teórica, mas uma mudança de espírito, de compreensão sobre a criança, o cosmos e a humanidade.  Usando as próprias palavras de Maria Montessori, o que aprendo todos os dias é ‘expelir do coração a ira e o orgulho, saber humilhar-se e revestir-se de caridade.’ De certo, não é tarefa fácil, mas é o que me move. Em alguns momentos, me reconheço pouco quem era antes de conhecê-la profundamente. Muitos dos meus comportamentos mudaram e agora estão revestidos de consciência e empatia. Ainda há muito para evoluir, talvez seja uma revolução sem fim”, afirma Mona, que hoje leva seus conhecimentos além dos muros de uma escola.

 

 

Como psicóloga infantil ela emprega muito da filosofia e método montessorianos para intervir em situações de dificuldades de aprendizagem e orientar pais sobre os desafios na criação de seus filhos.

“Em qualquer um desses contextos, tenho a preocupação única de apresentar aos adultos a criança ‘descoberta’ por Maria Montessori e contribuir com a liberdade dela”, completa Mona, que também atua como apoiadora dos cursos do Lar Montessori.

 

Paulo Prudente – Reportagem e texto.