O estudo das Frações e dos Decimais pode ser visual e manipulável. Montessori mostrou essa possibilidade e nós queremos que você conheça!
O trabalho pedagógico montessoriano é permeado de muita intencionalidade e, por conseguinte, de lógica. Há todo um caminho de possibilidades nos materiais propostos para o estudo das frações e dos decimais. Você já conhece?
Após muitas experiências com o sistema de numeração decimal (SND), o qual trata dos números naturais, a criança parte para outros conjuntos numéricos, como por exemplo os números racionais.
A introdução para esse conhecimento vem pela visualização de frações, proposta por Montessori por meio de círculos subdivididos. Com o tempo, se ampliou a possibilidade para o material das frações sólidas, hoje em dia fica a critério do/a guia.
Os círculos guardam a vantagem de expressarem uma das formas de representação geométrica do conceito.
Nessa perspectiva, o círculo centesimal e o transferidor empenham seu protagonismo no processo, proporcionando que esse conhecimento se expanda para os graus da circunferência. Novamente os elementos geométricos se fazendo presentes. Esses dois círculos oferecem que a criança possa fazer a relação entre as partes de um todo e os graus de uma circunferência.
Como no encaminhamento do SND, primeiro se conhecem os números naturais, depois operamos com eles. No conjunto dos números racionais essa lógica permanece, então se faz necessário em alguns momentos o uso das frações sólidas, sobretudo ao realizar divisões, trazendo a compreensão e luz para algumas situações.
Até certo momento, esses materiais são suficientes, mas inevitavelmente a criança mostra sua fome pelo conhecimento e o emprego de grandes operações com o conjunto dos números racionais também! Pensando nisso, a tabela de fração decimal cumpre com essa necessidade, apoiando para que a criança permaneça interessada em seu processo de aprendizagem. Ela constitui elementos que já são acessíveis à criança, expandindo para aquilo que é novo, possibilitando ressignificações e observação das particularidades da temática.
Acaba aqui? NÃO!!! Os processos de aprendizagem humana são infinitos!
O estudo pode seguir, por exemplo, com o gabinete das frações, o qual oferece frações não-circulares para confrontamento de ideias, variações, extensões e novos conhecimentos.
Referência das imagens:
Loja da Smirna Montessori
Deixar um comentário