A Geometria pode ser simples, os elementos que nos embasam ao longo da vida escolar é que fazem toda a diferença!

Saber que Montessori considerou a Geometria como “a abstração da abstração” (MONTESSORI. Educação para um mundo novo, 2015) pode assustar. A palavra abstração parece ter grande conta nisso! Mas, nós viemos aqui hoje para desconstruir esse tipo de pensamento.

A Geometria é cheia de temas e fórmulas, já parou para pensar como isso se instaura em nossas cabeças? Talvez não lhe seja novidade, mas são processos a longo prazo que nos fazem entender , por exemplo, que uma virada de 180 graus te muda de posição, mas uma de 360, não (um pensamento da Geometria para a vida, rs).

Montessori, em seu livro Psicogeometria, traça todo um caminho para que as crianças tenham a oportunidade de contato direto e natural com a Geometria. Uma dificuldade por vez e elas vão descobrindo as particularidades de cada um dos temas. Sem pressa, tensões ou expectativas.

Como não poderia deixar de ser, existem muitos materiais manipuláveis que a autora criou para embasar sensorialmente a criança, começa lá na Educação infantil, com aquilo de mais simples que se possam imaginar: blocos! Mas, nosso esforço hoje é para aquilo que já não parece simples aos olhos de quem não vê a Matemática com tanta afeição, infelizmente. Polígonos, ângulos, graus, posicionamentos de semirretas, gráficos, planos cartesianos e muito mais!

Existe todo um caminho teórico e metodológico proposto com conjuntos de materiais específicos, nosso destaque são para o material com potencial de desenvolvimento de questões que podem parecer mais complexas ou abstratas, que são as varetas geométricas.

 

 

Constituído por varetas retilíneas graduadas e identificadas por cores, curvas, tachas, prumo e outros; todos na intenção de expressar as possibilidades geométricas mediante um trabalho prático e instigante. Faz com que a criança trabalhe com elementos de maior complexidade para posicionamentos dos itens e análise geométrica direta. O que antes, na Educação Infantil, vinha como uma iniciação, intuição de aspectos dessa área, agora comparece de maneira específica e clara, auxiliando para ampliação de vocabulário e, evidentemente, de conhecimento também.

Torna-se um material de desenvolvimento indispensável nas classes de Ensino Fundamental, devido à dinâmica e autonomia com que a criança pode explorá-lo.

 

Referência das imagens:

Loja da Smirna Montessori