Conheça as maravilhas do Globo dos Continentes, um material que promete levar as crianças aos conhecimentos científicos.
Este material é mesmo incrível! Capaz de nos levar dos conhecimentos mais básicos aos mais complexos, as particularidades do Globo encantam e incitam interesses nas crianças.
Apesar se ser posicionado nas estantes referentes ao “Conhecimento de mundo” ou “Geografia”, o Globo dos Continentes oferece largas possibilidades de aprendizagem. Considerando o aspecto sensorial latente nas crianças, sobretudo até os seis anos de idade, ele contribui para que a criança esteja em contato pelas mãos, mas também visualmente com este material de desenvolvimento.
“O material revela à inteligência caminhos que, sem ele, seriam inacessíveis nessa idade” (MONTESSORI, 2017, p. 183).
Como o próprio nome já diz, este globo expressa os continentes do planeta Terra, por meio de relevos ao alcance das mãos, as crianças podem perceber o território e as faixas oceânicas. As cores auxiliam nessa tarefa:
– África: verde;
– Ásia: amarela;
– América do Sul: rosa;
– América do Norte: laranja;
– Europa: vermelha;
– Oceania: marrom;
– Antártida: branca;
– Oceanos e mares: azul.
Com este apoio visual se desenvolvem trabalhos interessantes nas classes montessorianas. Separamos alguns exemplos (alguns do 1º e alguns do 2º plano de desenvolvimento):
– Familiarização com o modelo didático (miniatura) do globo
– Nomenclatura verbal dos territórios;
– Nomenclatura escrita dos territórios (temos um material de apoio para essa finalidade na loja, confira);
– Ampliação de vocabulário com uso de termos geográficos: Norte, Sul, Leste, Oeste, Ocidente, Oriente, Polo, entre outros;
– Estudo de características de certas regiões: relevo, clima, população, biomas, entre outros;
– Etc.
Além disso, entre os 6 e 12 anos, é possível que suscite pelo estudo de como o ser humano estudou ao longo dos anos o nosso planeta, conteúdos como Antropocentrismo e Heliocentrismo. A fome pelo conhecimento científico pulsa nesta faixa etária, levando ao interesse pelas camadas terrestres, até as leis de Isaac Newton, ou ainda mais. As sementes de interesse são as mais diversas, é a Educação Cósmica pulsando!
Referência bibliográfica:
MONTESSORI, M. A descoberta da criança: Pedagogia científica. Tradução de Aury Brunetti. Campinas: Kírion, 2017.
Referência das imagens:
Loja Smirna Montessori
Vídeo do acervo pessoal
Deixar um comentário