Ao longo da escolarização somos estimulados com muitas palavras novas ao nosso vocabulário. Montessori (2017) menciona o fato da necessidade de proporcionar às crianças as relações entre o que se diz e o que se conhece do mundo, no entanto dá crédito ao precursor dessa ideia:
“Julgo excelente, mesmo para crianças normais, a lição em três tempos empregada por Séguin, para obter, da criança com necessidades especiais, a associação entre imagem e a palavra correspondente; por isso, resolvemos adotar esta lição em nossas escolas” (MONTESSORI, 2017, p. 162).
A autora costuma ser muito justa quando utiliza uma ideia que não é sua, deixando claro a procedência. No livro “A descoberta da criança”, ela discorre sobre o que seria cada tempo proposto por Séguin. O que resumidamente dispomos aqui:
1º tempo – exatidão da palavra e associação da percepção sensorial com o nome
– Para quê? Inserir palavras ao vocabulário, nomenclaturas e o uso adequado de certos adjetivos;
– Como fazer?
(Vamos utilizar como exemplo o material das Tábuas
de Áspero e Liso)
Ao tocar a parte lisa da tábua se verbaliza claramente: “Este é liso”;
E tocando a parte áspera: “Este é áspero”.
2º tempo – distinção do objeto correspondente ao nome
– Para quê? Constatar que o nome ou característica fica associado ao objeto, na consciência da criança.
– Como fazer?
(Vamos utilizar como exemplo o material das Barras Térmicas)
Após experiência e reflexão da lição anterior, indaga-se: “Mostre-me o gelado”, “Qual desses é mais quente?”, …
3º tempo – lembrar-se do nome correspondente ao objeto
– Para quê? Verificar de maneira simples a compreensão atual da criança.
– Como fazer?
(Vamos utilizar como exemplo o material das Formas Geométricas Planas)
Após experiência e reflexão da lição anterior, indaga-se apontando para uma das formas: “Como é isto?”.
Referência bibliográfica
MONTESSORI, Maria. A descoberta da criança: pedagogia científica. Tradução Pe. Aury Maria Azélio Brunetti. Campinas: Kírion: 2017.
Referência das fotos
Capa: depositphotos.com.br
Materiais: Loja da Smirna Montessori
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