É muito importante enaltecer o progresso de nossas crianças, mas você sabia que a maneira como a elogia pode interferir? Pode interferir em diversos campos como, por exemplo, o psicológico (autoestima, motivação) e o cognitivo.

Quando a criança vem nos mostrar algo que produziu (seja desenho, uma construção com blocos, entre outros), temos o ímpeto imediato de falar frases como: “Está lindo!” ou “Parabéns!”.

Vamos pensar sobre…

Elogiar é um modo de apoiar a outra pessoa, um incentivo, uma valorização. Será que as frases que de imediato pensamos em dizer estão direcionadas para isso?

 

Observe algumas dicas:

 

  • Para algo produzido pela criança:
    • “Percebi o esforço que teve, o que achou do resultado?”
    • “Puxa, sua ideia em misturar as cores ficou bem interessante!”
    • “Esta foi mesmo uma ideia criativa!”

 

  • Para uma boa atitude:
    • “Ajudar os colegas é importante, como você se sente depois de ajuda-los?”
    • “Obrigada! Juntos organizamos nossa casa mais rápido.”
    • “Que delicadeza! Agradeço por me trazer essa flor (ou outra coisa) como símbolo do seu carinho.”

 

Em seus livros, Montessori traz a questão de que para a criança vale mais o processo do que o produto final. Basta notar como ela se interessa por lhe contar como realizou algo. Por isso elogiar detalhes do processo parece mais significativo.

 

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