É muito importante enaltecer o progresso de nossas crianças, mas você sabia que a maneira como a elogia pode interferir? Pode interferir em diversos campos como, por exemplo, o psicológico (autoestima, motivação) e o cognitivo.
Quando a criança vem nos mostrar algo que produziu (seja desenho, uma construção com blocos, entre outros), temos o ímpeto imediato de falar frases como: “Está lindo!” ou “Parabéns!”.
Vamos pensar sobre…
Elogiar é um modo de apoiar a outra pessoa, um incentivo, uma valorização. Será que as frases que de imediato pensamos em dizer estão direcionadas para isso?
Observe algumas dicas:
- Para algo produzido pela criança:
- “Percebi o esforço que teve, o que achou do resultado?”
- “Puxa, sua ideia em misturar as cores ficou bem interessante!”
- “Esta foi mesmo uma ideia criativa!”
- Para uma boa atitude:
- “Ajudar os colegas é importante, como você se sente depois de ajuda-los?”
- “Obrigada! Juntos organizamos nossa casa mais rápido.”
- “Que delicadeza! Agradeço por me trazer essa flor (ou outra coisa) como símbolo do seu carinho.”
Em seus livros, Montessori traz a questão de que para a criança vale mais o processo do que o produto final. Basta notar como ela se interessa por lhe contar como realizou algo. Por isso elogiar detalhes do processo parece mais significativo.
Referência das fotos:
freepik.com
Deixar um comentário