Para compreender o que é a Educação dos Sentidos, recomendamos a leitura do post a respeito desta temática com paralelo à Neurociência!
Em resposta à pergunta inicial, tudo dependerá da idade de sua criança!
– Menor de 1 ano: um bom exemplo seriam os móbiles são mais adequados, visam o desenvolvimento da acuidade visual, fixação do olhar e atenção;
– Entre 1 e 2,5 anos: materiais de desenvolvimento de Montessori da área Sensorial, dependendo da vertente de base, poderá ter adequação da quantidade de peças;
– Entre 3 e 6 anos: confira a seguir a indicação dos três primeiros materiais de desenvolvimento…
Descrição: Quatro blocos, cada um com dez cilindros de tamanhos diferentes.
Bloco A – Os cilindros mantêm a altura e os diâmetros decrescem.
Bloco B – Os cilindros decrescem em todas as dimensões.
Bloco C – Os cilindros decrescem em diâmetro e crescem em altura.
Bloco D – Os cilindros decrescem em altura e mantém o diâmetro.
Finalidade: Percepções tátil, visual e de regularidades em dimensões de elementos semelhantes. Estimula e refina o movimento do braço e da mão, considerado um preparo para a escrita, visto a intuição ao sentido da escrita e movimento de pinça com os dedos. Proporciona a experiência de grandezas, algo fundamental à mente matemática.
Aplicações:
- A criança pode explorar livremente, mas para garantir que todas as finalidades acima mencionadas sejam proporcionadas, Montessori indica uma “apresentação formal”, assista ao vídeo para conhecer: https://www.youtube.com/watch?v=9fn8jP5p2Vs
- Para uma segunda apresentação podem ser inseridas palavras ao vocabulário da criança, por meio da Lição dos três tempos, como por exemplo: alto/baixo, grosso/fino, largo/estreito, maior/menor, grande/pequeno, etc.
- Pode ser proposto trabalhar com mais de um bloco (inclusive coletivamente) de maneiras diversas.
Barras Vermelhas
Descrição: Dez barras vermelhas prismáticas, com as laterais quadradas
com aproximadamente 3cm de lado e aumentam progressivamente em um decímetro no comprimento.
Finalidade: Percepção tátil e visual da regularidade, variação de apenas
uma dimensão, o comprimento entre elementos semelhantes, o qual traz uma intuição importante ao sistema de medidas/métrico.
Aplicações:
- “Apresentação formal”: https://www.youtube.com/watch?v=O027bPQ0ySc
- Inserção de vocabulário com os conceitos de longa ou comprida e curta, ou talvez grande e pequena, utilizando-se da Lição dos três tempos.
- Como variação podem ser propostas maneiras de organizá-las interessantes, ou deixar que as crianças criem.
Descrição: Um conjunto de dez prismas de base retangular, todos de 20 cm de largura e variam progressivamente em suas laterais, de quadrados de 1 a 10 cm de lado.
Finalidade: Também traz as percepções tátil e visual da regularidade, com variação de duas dimensões entre elementos semelhantes. Esse material pode ser considerado também um preparo para a escrita, já que possui a intuição ao sentido da escrita.
Aplicações:
- Observe a “apresentação formal”: https://www.youtube.com/watch?v=QSzvOEVzLA4
- Inserção de vocabulário com os conceitos de largo/estreito, grosso/fino e leve/pesado, utilizando-se da Lição dos três tempos.
- Possibilita variações na maneira de organizar as peças, a criatividade rola solta.
Além dos materiais de desenvolvimento, muitas atividades criativas podem ser viabilizadas pelo uso da Mesa de experimentação sensorial, não deixe de conhecê-la também!
Referência de algumas informações:
– MONTESSORI, Maria. A descoberta da criança: Pedagogia Científica. Tradução de Aury Maria Azélio Brunetti. Campinas: Kírion, 2017;
– Registro pessoal de formações montessorianas realizadas por Luiza Destefani.
Referência das imagens:
– Acervo pessoal de Luiza Destefani;
– Loja Smirna Montessori.
Deixar um comentário