Para compreender o que é a Educação dos Sentidos, recomendamos a leitura do post a respeito desta temática com paralelo à Neurociência!

 

Em resposta à pergunta inicial, tudo dependerá da idade de sua criança!

Menor de 1 ano: um bom exemplo seriam os móbiles são mais adequados, visam o desenvolvimento da acuidade visual, fixação do olhar e atenção;

Entre 1 e 2,5 anos: materiais de desenvolvimento de Montessori da área Sensorial, dependendo da vertente de base, poderá ter adequação da quantidade de peças;

Entre 3 e 6 anos: confira a seguir a indicação dos três primeiros materiais de desenvolvimento…

 

Encaixes Sólidos

 

Descrição: Quatro blocos, cada um com dez cilindros de tamanhos diferentes.

Bloco A – Os cilindros mantêm a altura e os diâmetros decrescem.

Bloco B – Os cilindros decrescem em todas as dimensões.

Bloco C – Os cilindros decrescem em diâmetro e crescem em altura.

Bloco D – Os cilindros decrescem em altura e mantém o diâmetro.

 

Finalidade: Percepções tátil, visual e de regularidades em dimensões de elementos semelhantes. Estimula e refina o movimento do braço e da mão, considerado um preparo para a escrita, visto a intuição ao sentido da escrita e movimento de pinça com os dedos. Proporciona a experiência de grandezas, algo fundamental à mente matemática.

 

Aplicações:

  1. A criança pode explorar livremente, mas para garantir que todas as finalidades acima mencionadas sejam proporcionadas, Montessori indica uma “apresentação formal”, assista ao vídeo para conhecer: https://www.youtube.com/watch?v=9fn8jP5p2Vs
  2. Para uma segunda apresentação podem ser inseridas palavras ao vocabulário da criança, por meio da Lição dos três tempos, como por exemplo: alto/baixo, grosso/fino, largo/estreito, maior/menor, grande/pequeno, etc.
  3. Pode ser proposto trabalhar com mais de um bloco (inclusive coletivamente) de maneiras diversas.

 

 

Barras Vermelhas

 

Descrição: Dez barras vermelhas prismáticas, com as laterais quadradas

com aproximadamente 3cm de lado e aumentam progressivamente em um decímetro no comprimento.

Finalidade: Percepção tátil e visual da regularidade, variação de apenas

uma dimensão, o comprimento entre elementos semelhantes, o qual traz uma intuição importante ao sistema de medidas/métrico.

 

Aplicações:

  1. “Apresentação formal”: https://www.youtube.com/watch?v=O027bPQ0ySc
  2. Inserção de vocabulário com os conceitos de longa ou comprida e curta, ou talvez grande e pequena, utilizando-se da Lição dos três tempos.
  3. Como variação podem ser propostas maneiras de organizá-las interessantes, ou deixar que as crianças criem.

 

Escada Marrom

 

Descrição: Um conjunto de dez prismas de base retangular, todos de 20 cm de largura e variam progressivamente em suas laterais, de quadrados de 1 a 10 cm de lado.

 

Finalidade: Também traz as percepções tátil e visual da regularidade, com variação de duas dimensões entre elementos semelhantes. Esse material pode ser considerado também um preparo para a escrita, já que possui a intuição ao sentido da escrita.

 

Aplicações:

  1. Observe a “apresentação formal”: https://www.youtube.com/watch?v=QSzvOEVzLA4
  2. Inserção de vocabulário com os conceitos de largo/estreito, grosso/fino e leve/pesado, utilizando-se da Lição dos três tempos.
  3. Possibilita variações na maneira de organizar as peças, a criatividade rola solta.

 

 

Além dos materiais de desenvolvimento, muitas atividades criativas podem ser viabilizadas pelo uso da Mesa de experimentação sensorial, não deixe de conhecê-la também!

 

 

Referência de algumas informações:

– MONTESSORI, Maria. A descoberta da criança: Pedagogia Científica. Tradução de Aury Maria Azélio Brunetti. Campinas: Kírion, 2017;

– Registro pessoal de formações montessorianas realizadas por Luiza Destefani.

 

Referência das imagens:

– Acervo pessoal de Luiza Destefani;

– Loja Smirna Montessori.