A Matemática é uma área muito visada na escolarização e desenvolvimento infantil, a qual com o tempo foi adquirindo certo grau de relevância e visibilidade. Maria Montessori tinha nítida afeição pela referida área, deixando materiais e livros a respeito. Como em muitas outras facetas humanas, ela reinventa, ressignifica e inova, mostrando novos olhares à criança, em vista de suas potencialidades.
A numeração é um bom exemplo disso. É comum encontrarmos quem limite os numerais que a criança terá acesso a cada idade, no entanto Montessori (2017, p. 259) nos mostra que “o progresso avança até os limites extremos que a idade infantil permite”. Isso quer dizer que a criança poderá avançar de acordo com seu desenvolvimento e não sob um limite externamente definido.
Montessori (2017; 2020) sugere sequência didaticamente pensada e planejada para que o interesse possa ser “renovado” a todo o momento. Mediante apresentações de materiais e análises de contexto histórico-cultural, apontando diretamente ao letramento, promove-se a escolha espontânea pelo estudo da Matemática.
Após a compreensão dos numerais até a primeira dezena, a indicação se dirige ao encaminhamento do Sistema de Numeração Decimal (SND), pois é por meio dele que se tecem sentidos a ponto de a criança solicitar cada vez mais pela manipulação de grandes números. E, de acordo com os resultados das pesquisas deixadas por Montessori (2020), uma vez entendido o SND a criança não terá problemas no reconhecimento e composição/decomposição de qualquer número, sendo assim, apta para os próximos passos da abstração e solicitando cada vez mais pela manipulação e escrita dos grandes números. Reitera-se a importância da transdisciplinaridade, em que se agregam todas as áreas do conhecimento para o ensino, no caso da perspectiva montessoriana, este fato está incluso na Educação Cósmica, espinha dorsal do currículo e da filosofia do método.
Indicações de materiais de desenvolvimento montessorianos fundamentais ao processo acima descrito:
- Barras numéricas;
- Números em lixa;
- Fusos;
- Tentos;
- Contas coloridas;
- Sistema decimal;
- Visão de conjunto;
- Tábuas de Sèguin;
- Layout dos 9;
- Layout dos 45.
Indica-se ainda o post de nosso blog acerca do Material Dourado.
Referências bibliográficas:
MONTESSORI, Maria. A descoberta da criança: pedagogia científica. Tradução de Aury Maria Azélio Brunetti. Campinas: Kírion, 2017.
MONTESSORI, Maria. Psicoaritmética. Tradução de Nury Trigo Boix. Amsterdam: Montessori-Pierson Publishing Company, 2020.
Referência das fotos:
- Loja da Smirna.
Deixar um comentário