A alfabetização na perspectiva de Montessori parte de fonemas (sons) e não propriamente de grafias (letras), sobretudo aos idiomas considerados fonéticos. Na Língua Portuguesa temos um fonema (som) com diferentes grafias, a depender da palavra em que se encontra, observe:

sapo – cidade – taça – osso – nasci – crea – raiz – externo – excesso

Todas essas palavras têm o fonema /s/. Note que algumas delas possuem duas letras para grafar o mesmo som, demonstrando dígrafos. Em alguns lugares do mundo há uma ênfase especial na apresentação dessa particularidade.

As letras nos materiais em lixa e alfabetários são agrupadas em vogais e consoantes, tendo cada um uma cor específica e padronizada pela instituição (vermelho e azul; rosa pode ser encontrado também no lugar do vermelho). Muitos países utilizam mais um grupo, o dos dígrafos, este por sua vez aparece sempre em verde, aqui no Brasil ainda não é comum. No entanto, já existem profissionais movendo-se para incentivar o uso dos mesmos.

A maneira de se apresentar e elaborar extensões e variações em trabalho com os dígrafos varia entre as organizações/associações nacionais ou internacionais, vale a pena consultar como a instituição que você confia encaminha; o que pode mudar entre elas são detalhes, a essência acaba sendo a mesma.

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Referência das imagens:

– Dígrafos em lixa:

https://i.pinimg.com/736x/5c/65/a2/5c65a22ab95fc9b9af77e502d2b9c1e2.jpg

– Vogais e consoantes em lixa:

https://www.montessorimaterial.com.br/areas-do-conhecimento/linguagem/letras-de-lixa-cursivas-minusculas

– 3º alfabetário com dígrafos:

https://www.maitrilearning.com/blogs/montessori-pedagogy/50432577-phonograms-made-easy