Conforme mencionado em nosso post “Como aplicar o método Montessori em casa?”, o ambiente preparado é um dos pilares da perspectiva educacional de Maria Montessori. Em seu livro “A descoberta da criança: pedagogia científica”, ela dedica todo um capítulo a respeito, mas é um assunto retomado em outras obras também. Ao interpretá-las foram percebidos algumas constatações sobre essa temática:

  1. O mundo não foi comumente preparado e organizado para as crianças;
  2. As crianças têm necessidades específicas a cada fase do desenvolvimento;
  3. Quando incluídas verdadeiramente nos ambientes em que vivem poderão naturalmente desenvolver aspectos como autonomia, independência, habilidade de resolução de problemas, sentimento de pertença, entre outros.

Montessori então sugere a modificação do ambiente que recebe todo e qualquer tipo de criança, visando sua faixa etária e as necessidades observadas pelo adulto. A mais famosa delas é a escala do mobiliário que varia conforme o tamanho; na sessão “Mobiliário” de nossa loja encontrará diversos exemplos da variação comentada. Então o exercício de adequação se estendeu aos objetos de uso cotidiano, de Vida Prática, pensados delicadamente ao tamanho das mãos que tocarão e como poderão se servir de cada um inteligentemente. Pouco a pouco a criança desenvolve não só a satisfação em estar nesse ambiente, como também o amor por ele, uma pertença que faz com que haja automotivação pela atividade.

“O amor preenche a consciência da criança, e sua autorrealização se efetua através do amor” (MONTESSORI, 2019, p. 123).

Ambiente preparado: 0 a 1,5 anos (Seton Montessori School – Infant Classroom)

Ambiente preparado: 1,5 a 2,5 anos (Seton Montessori School – Toddler Classroom)

Ambiente preparado: 3 a 6 anos (Seton Montessori School – Preprimary Classroom)

Ambiente preparado: 6 a 9 anos (Seton Montessori School – Elementary Classroom)

Focando nos dois primeiros planos do desenvolvimento (de 0 a 6 anos e de 6 a 12 anos) cunhados por Montessori, podemos encontrar diferenças e semelhanças entre os ambientes preparados.

Semelhanças:

  • Adulto preparado;
  • Amplitude (bom espaçamento entre os móveis);
  • Bem arejado (se possível janela com visão externa e acessível aos olhos das crianças);
  • Bem iluminado (se for possível, boa iluminação natural);
  • Organização em cada detalhe;
  • Atende às necessidades específicas da faixa etária que recebe;
  • Presença de materiais de desenvolvimento;
  • Acesso à natureza (proporcionada, na medida do possível, com área externa, ou adaptada internamente);
  • Recebe crianças com idades diferentes;
  • Vívido;
  • Não é mudo;
  • Há delicadeza, sutileza, beleza emergindo nesses ambientes;
  • Entre outras.

Diferenças:

0 a 6 anos 6 a 12 anos
Limitado Estendido aos ambientes externos corriqueiros (estabelecimentos da redondeza, parques, praças, museus, etc.)
Vida Prática: com materiais específicos e atividades e atitudes do cotidiano Vida Prática: remete-se muito mais à convivência em sociedade
Emana aspectos sensoriais e materiais Viabiliza abstração, intelectualidade e moralidade
Materialmente mais detalhado Academicamente mais detalhado
Prepara a mente à curiosidade Favorece o espírito pesquisador e questionador

Referências bibliográficas:

MONTESSORI, Maria. A descoberta da criança: pedagogia científica. Tradução de Aury Maria Azélio Brunetti. Campinas: Kírion, 2017.

MONTESSORI, Maria. O segredo da infância. Tradução de Jefferson Bombachim. Campinas: Kírion, 2019.

Referência das imagens:

Seton Montessori School. Disponível em:

Conforme mencionado em nosso post “Como aplicar o método Montessori em casa?”, o ambiente preparado é um dos pilares da perspectiva educacional de Maria Montessori. Em seu livro “A descoberta da criança: pedagogia científica”, ela dedica todo um capítulo a respeito, mas é um assunto retomado em outras obras também. Ao interpretá-las foram percebidos algumas constatações sobre essa temática:

  1. O mundo não foi comumente preparado e organizado para as crianças;
  2. As crianças têm necessidades específicas a cada fase do desenvolvimento;
  3. Quando incluídas verdadeiramente nos ambientes em que vivem poderão naturalmente desenvolver aspectos como autonomia, independência, habilidade de resolução de problemas, sentimento de pertença, entre outros.

Montessori então sugere a modificação do ambiente que recebe todo e qualquer tipo de criança, visando sua faixa etária e as necessidades observadas pelo adulto. A mais famosa delas é a escala do mobiliário que varia conforme o tamanho; na sessão “Mobiliário” de nossa loja encontrará diversos exemplos da variação comentada. Então o exercício de adequação se estendeu aos objetos de uso cotidiano, de Vida Prática, pensados delicadamente ao tamanho das mãos que tocarão e como poderão se servir de cada um inteligentemente. Pouco a pouco a criança desenvolve não só a satisfação em estar nesse ambiente, como também o amor por ele, uma pertença que faz com que haja automotivação pela atividade.

“O amor preenche a consciência da criança, e sua autorrealização se efetua através do amor” (MONTESSORI, 2019, p. 123).

Ambiente preparado: 0 a 1,5 anos (Seton Montessori School – Infant Classroom)

Ambiente preparado: 1,5 a 2,5 anos (Seton Montessori School – Toddler Classroom)

Ambiente preparado: 3 a 6 anos (Seton Montessori School – Preprimary Classroom)

Ambiente preparado: 6 a 9 anos (Seton Montessori School – Elementary Classroom)

Focando nos dois primeiros planos do desenvolvimento (de 0 a 6 anos e de 6 a 12 anos) cunhados por Montessori, podemos encontrar diferenças e semelhanças entre os ambientes preparados.

Semelhanças:

  • Adulto preparado;
  • Amplitude (bom espaçamento entre os móveis);
  • Bem arejado (se possível janela com visão externa e acessível aos olhos das crianças);
  • Bem iluminado (se for possível, boa iluminação natural);
  • Organização em cada detalhe;
  • Atende às necessidades específicas da faixa etária que recebe;
  • Presença de materiais de desenvolvimento;
  • Acesso à natureza (proporcionada, na medida do possível, com área externa, ou adaptada internamente);
  • Recebe crianças com idades diferentes;
  • Vívido;
  • Não é mudo;
  • Há delicadeza, sutileza, beleza emergindo nesses ambientes;
  • Entre outras.

Diferenças:

0 a 6 anos:

  • Limitado
  • Vida Prática: com materiais específicos e atividades e atitudes do cotidiano
  • Emana aspectos sensoriais e materiais
  • Materialmente mais detalhado
  • Prepara a mente à curiosidade

6 a 12 anos:

  • Estendido aos ambientes externos corriqueiros (estabelecimentos da redondeza, parques, praças, museus, etc.)
  • Vida Prática: remete-se muito mais à convivência em sociedade
  • Viabiliza abstração, intelectualidade e moralidade
  • Academicamente mais detalhado
  • Favorece o espírito pesquisador e questionador

Referências bibliográficas:

MONTESSORI, Maria. A descoberta da criança: pedagogia científica. Tradução de Aury Maria Azélio Brunetti. Campinas: Kírion, 2017.

MONTESSORI, Maria. O segredo da infância. Tradução de Jefferson Bombachim. Campinas: Kírion, 2019.

Referência das imagens:

Seton Montessori School. Disponível em: