Maria Montessori e seu filho, Mario, passaram alguns anos na Índia, essa experiência ampliou muito o entendimento de ambos sobre mundo, cultura, tradições, transcendência e sociedade. Essa temporada viabilizou também a observação de crianças desse contexto, evidentemente muito diferente das experiências anteriores (em países europeus e os Estados Unidos, por exemplo).

Sabia mais sobre a vida de Maria Montessori no post em homenagem aos 150 dela.

Mas, havia algo importante, comum entre todas as crianças observadas, “a criança parece seguir fielmente um severo programa imposto pela natureza” (MONTESSORI, [1949?], p. 9), denotando que mesmo diante de culturas, tradições e sociedades diferentes, todos desenvolviam aspectos de modo semelhante, de acordo com sua faixa etária. Maria e Mario elencaram a presença de tendências humanas, as quais se desenvolvem e se aperfeiçoam a cada plano do desenvolvimento.

Segundo Mario M. Montessori (1956), são elas:

  • Exploração;
  • Orientação;
  • Ordem;
  • Comunicação;
  • Raciocínio;
  • Abstração;
  • Imaginação;
  • Mente matemática;
  • Trabalho;
  • Repetição;
  • Exatidão;
  • Atividade;
  • Manipulação de objetos;
  • Autoperfeição;
  • Vida espiritual.

Todas comparecem no 1º e no 2º plano do desenvolvimento, de maneiras distintas, no entanto se apresentam como complementares e interdependentes. Isto é, são únicas e se relacionam entre si. O autor ainda salienta a igualdade de relevância entre as tendências.

O contexto sociocultural trará características específicas, sobretudo entre as nações mais distante umas das outras. Mario Montessori (1956, p. 60, em tradução livre do espanhol por Luiza Destefani) explica que “todos os costumes estabelecidos, formam o comportamento que guia a vida humana”.

Referências bibliográficas:

MONTESSORI, Mario M. Tendencias Humanas y Educación Montessori. Tradução de Carmela Fierro. 2ª edição. Cidade do México: Centro de Estudios de Educación Montessori, 1956.

MONTESSORI, Maria. Mente absorvente. Tradução de Pedro da Silveira. Rio de Janeiro: Portugália, [1949?].

Referência das imagens:

Crianças: depositphotos.com

Mario M. Montessori. Disponível em: https://montessori.org.au/mario-montessori

Maria Montessori e seu filho, Mario, passaram alguns anos na Índia, essa experiência ampliou muito o entendimento de ambos sobre mundo, cultura, tradições, transcendência e sociedade. Essa temporada viabilizou também a observação de crianças desse contexto, evidentemente muito diferente das experiências anteriores (em países europeus e os Estados Unidos, por exemplo).

Sabia mais sobre a vida de Maria Montessori no post em homenagem aos 150 dela.

Mas, havia algo importante, comum entre todas as crianças observadas, “a criança parece seguir fielmente um severo programa imposto pela natureza” (MONTESSORI, [1949?], p. 9), denotando que mesmo diante de culturas, tradições e sociedades diferentes, todos desenvolviam aspectos de modo semelhante, de acordo com sua faixa etária. Maria e Mario elencaram a presença de tendências humanas, as quais se desenvolvem e se aperfeiçoam a cada plano do desenvolvimento.

Segundo Mario M. Montessori (1956), são elas:

  • Exploração;
  • Orientação;
  • Ordem;
  • Comunicação;
  • Raciocínio;
  • Abstração;
  • Imaginação;
  • Mente matemática;
  • Trabalho;
  • Repetição;
  • Exatidão;
  • Atividade;
  • Manipulação de objetos;
  • Autoperfeição;
  • Vida espiritual.

Todas comparecem no 1º e no 2º plano do desenvolvimento, de maneiras distintas, no entanto se apresentam como complementares e interdependentes. Isto é, são únicas e se relacionam entre si. O autor ainda salienta a igualdade de relevância entre as tendências.

O contexto sociocultural trará características específicas, sobretudo entre as nações mais distante umas das outras. Mario Montessori (1956, p. 60, em tradução livre do espanhol por Luiza Destefani) explica que “todos os costumes estabelecidos, formam o comportamento que guia a vida humana”.

Referências bibliográficas:

MONTESSORI, Mario M. Tendencias Humanas y Educación Montessori. Tradução de Carmela Fierro. 2ª edição. Cidade do México: Centro de Estudios de Educación Montessori, 1956.

MONTESSORI, Maria. Mente absorvente. Tradução de Pedro da Silveira. Rio de Janeiro: Portugália, [1949?].

Referência das imagens:

Crianças: depositphotos.com

Mario M. Montessori. Disponível em: https://montessori.org.au/mario-montessori