Como você chama esse material?

Material dourado, Material do Sistema de Numeração Decimal, Multibase, …

Qual é o correto? Há um correto?

Aprendi que o correto é o que faz sentido a cada um (de acordo com o a base que se tem) e não retira os significados e propósitos do/a autor/a que criou.

Já se perguntou por que pode ser chamado de “dourado”?

“(…) a justificativa se dá pelo fato de que o ouro caracteriza um objeto precioso. E esse material estruturado, justamente por sua qualidade, como chave para a compreensão do sistema decimal em uso, é realmente o presente mais precioso que podemos dar à nossa criança” (MONTESSORI,1971, p. 16. Tradução livre de Luiza Destefani do italiano).

E quanto às peças…

Como você chama cada uma das peças? Qual é o correto? Há um correto?

Este é um questionamento bem importante! Pois, a nomenclatura de cada peça influi diretamente nos objetivos a serem alcançados com a manipulação desse material. Observe que o conjunto delas representa a representação aritmética, algébrica e geométrica de 4 ordens numéricas: unidade simples, dezena simples, centena simples e unidade de milhar. De acordo com Montessori (em suas obras “A descoberta da criança: pedagogia científica” e “Psicoaritmetica”), ao apresentar o sistema de numeração decimal à criança devemos nos referir a cada peça de uma maneira que exprima sua representatividade. Ou seja, sugere que possamos chamar de:

– unidade ou um;

– dezena, dez ou barra de dez;

– centena, cem ou placa de cem;

– milhar, mil, cubo do milhar/de mil ou unidade de milhar.

É necessário ter bandejas separadas (uma com uma peça de cada e outra com um milhar e nove peças de cada uma das demais)?

Sim, cada trabalho deve estar pronto e acessível na estante do ambiente preparado para a livre escolha. A organização e a clareza refletem ordem à criança.

A constituição do material de Sistema de Numeração Decimal é delicada, exata e recheada de intencionalidades.

Sua correspondência às proporcionalidades chama atenção, mostrando e dando a chance de prova a quem se utiliza dele. Isto é, a criança pode comprovar que cem peças de unidade equivalem a uma peça de centena, por exemplo.

A observação eleva a pensamentos complexos, intuições de cunho matemático e hipóteses. Esses fatores são possibilitados a partir da associação dos diversos sentidos e percepções; a criança pode ver, tocar, aferir peso e principalmente elaborar suas próprias inferências acerca da representação numérica.

O material de Sistema de Numeração Decimal é um dos que enlaçam a tríade aritmética-álgebra-geometria, proposta por Maria Montessori.

Como?

– Aritmética: possibilita contar e operar quantidades;

– Álgebra: apresenta proporcionalidade, regularidade e é um dos caminhos aos produtos notáveis;

– Geometria: é meticulosamente exato em suas medidas, oportunizando acesso à associação cúbica na contagem e representação numérica, remetendo a todo o momento a determinadas formas geométricas. Pode ser considerado como um dos caminhos à geometria analítica.

 

Referências bibliográficas:

MONTESSORI, M. Psicoaritmetica. Tradução de Aldo Garzanti. Bergamo: Garzanti, 1971.

Referência das imagens: arquivo pessoal

 

Quer saber mais sobre um dos mais famosos e antigos recursos para memorização da multiplicação? Veja nosso post da Tábua de Pitágoras